Desmantelada rede de roubo de automóveis em Sintra

A PSP e a GNR desmantelaram nesta terça-feira uma rede de roubo de automóveis, numa operação que levou à detenção de 13 arguidos, que se dedicavam ao furto de viaturas, as quais eram em seguida desmanteladas e vendidas por peças com destino a encomendas provenientes de Cabo-Verde.

Os alvos de roubos eram viaturas da marca Toyota Corolla ou Hiace. Numa mega Operação “África Car” ontem lançada pela PSP, GNR, ASAE, SEF e AT, foram detidas 13 pessoas, revelou a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL).

“No dia 7 de novembro de 2017 foram detidos treze arguidos, em execução de mandados emitidos pelo MP fora de flagrante delito, pela prática, designadamente, dos crimes de associação criminosa, furto qualificado, recetação, detenção de arma proibida e tráfico de estupefacientes de menor gravidade”, explica a PGDL em comunicado.

A megaoperação contou com mais de 200 elementos da PSP, GNR, ASAE, SEF e Autoridade Tributária, tendo sido apreendidas inúmeras viaturas furtadas e demais objetos e produto dos crimes  no âmbito da atividade criminosa que  foi desenvolvida pelos arguidos desde março de 2017.

“Para o efeito os arguidos desenvolviam uma atividade planificada, com distribuição de tarefas entre eles, angariação de indivíduos para a prática dos furtos, com distribuição dos elevados lucros ilícitos assim obtidos”, explica a PGDL, em comunicado, acrescentando que os arguidos dispunham de oficinas e terrenos onde procediam ao desmantelamento das viaturas furtadas, usando algumas delas para o negócio de salvados obtidos licitamente como forma de dissimularem a atividade criminosa indiciada.

Num dos armazéns alvo de buscas, em São Marcos-Cacém (Sintra), as autoridades encontraram vários veículos. O dono do armazém avançou que recebia 200 euros para desmontar cada automóvel, mas nega ter conhecimento de que os carros eram roubados.

A investigação prossegue sob a direcção do Ministério Público na 1ª secção do DIAP de PGDL Sintra com a coadjuvação do Núcleo de Investigação Criminal da GNR.

 

(Notícia corrigida)