Cuidados a prestar na demência reúne especialistas em Sintra

Depois da Cimeira Mundial de Alzheimer, que teve lugar na Fundação Champalimaud, em Lisboa, Sintra acolhe agora 4º Encontro Nacional de Profissionais de “Cuidados a Prestar na Demência”, a 14 de novembro, e cujas inscrições estão já a decorrer.

Integrado no Projeto Cuidar Melhor – Apoio aos Cuidadores das Pessoas com Demência, este fórum contará com a participação de profissionais de saúde, especialistas a nível nacional na problemática das demências e na especificidade dos cuidados a prestar às pessoas com esta patologia, no sentido da promoção do seu bem-estar e qualidade de vida.

O 4º Encontro Nacional de Profissionais será moderado pelo Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, neurocientista, diretor do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e autor de inúmeras obras publicadas sobre a problemática do funcionamento do cérebro humano.

Abordar o tema da prestação de cuidados às pessoas com demência, de um ponto de vista prático e integrado, com a discussão de casos reais, é o objetivo principal deste encontro. Para o efeito, serão apresentadas situações para discussão que permitem aos profissionais dialogar e partilhar experiências e dúvidas.

Recorde-se que em parceria com a Associação Alzheimer Portugal, funciona em Sintra, desde 2013, o Gabinete “Cuidar Melhor”, cujo objetivo é apoiar gratuitamente os cuidadores das pessoas com demência e os próprios doentes. Para acesso a este serviço existe a linha telefónica de apoio (210157092).

 

Fotografia: Associação Alzheimer Portugal