Sintra recebe selo “Boas Práticas Cidade Urbact” em Talim na Estónia

“Boas Práticas Cidade Urbact”, atribuído à autarquia de Sintra no âmbito do programa europeu URBACT

Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra recebeu em Talim, capital da Estónia, o selo “Boas Práticas Cidade Urbact”, atribuído à autarquia no âmbito do programa europeu URBACT de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, com o projeto municipal “Conselho Estratégico – Instrumento de Melhor Governo Municipal”.

Em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, o Conselho Estratégico foi notado e considerado uma boa prática. De acordo com o URBACT (Driving Change for Better Cities) da União Europeia, “uma boa prática é uma experiência de sucesso que foi testada e validada e merece ser partilhada para que um maior número de cidades a possa adotar”.

Num total de 270 candidaturas, de 219 cidades europeias, de 29 diferentes países, “o Conselho Estratégico – Instrumento de Melhor Governo Municipal foi escolhido por se distinguir nos diversos critérios de seleção: relevância, compatibilidade com os princípios do desenvolvimento urbano sustentável integrado, evidência de eficácia e transferibilidade”.

De referir que, além da cerimónia de entrega do prémio, foi realizado um encontro entre todas as cidades reconhecidas e premiadas, com sessões de “meeting cities” para troca de experiências e partilha de boas práticas, no qual Sintra participou.

Este encontro realizou-se de 3 a 5 de outubro, em Talim, no âmbito do Festival da Cidade URBACT.