A Escola Visconde Juromenha, transformou-se num Centro Educativo Aeroespacial, iniciativa integrada nas comemorações da Semana Mundial do Espaço e organizado pela Associação Ciapa e Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra.

A iniciativa decorreu na sexta-feira, 6 de outubro e foi uma manhã diferente para os cerca de 80 alunos e professores, com destaque para uma palestra sobre “NEUTRINOS, o que são, onde estão e como detetá-los?!” foi uma aula de Física interativa entre a investigadora e os alunos.

Já no final da iniciativa, o campo de jogos da escola Visconde Juromenha, funcionou com uma espécie de Base Espacial de lançamento de Micro-Foguetes, que subiram a cerca de 150 metros de altitude. Pequenas réplicas de foguetes reais lançados pelas agências espaciais Esa e Nasa. Um dos alunos, esteve vestido a rigor, com um fato de astronauta.

Para o professor Carlos Grácio, um dos principais responsáveis pela iniciativa, “a construção dos micro-foguetes e respectivos lançamentos, é uma forma mais apelativa de aprender, assim como  despertar a curiosidade e interesse pelo conhecimento. Os alunos na construção do protótipo aplicam muita física e matemática e utilizam equações que  passam a fazer sentido”, explicou.

“A Ciapa como instituição de ensino não formal, como complemento do formal, privilegia o Saber e Saber Fazer através do ensino e aprendizagem experimental das ciências e tecnologias”, destacou o professor Carlos Grácio.

Antes a sessão de abertura contou com a presença de Rui Pereira, Vice Presidente da Câmara de Sintra, Valter Januário, Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Anabela Correia, Vice Presidente da CAP do Agrupamento Escolas Visconde Juromenha, o professor, Carlos Grácio, Diretor Pedagógico do CIAPA e professora, Maria José Gomes, investigadora convidada, do CENTRA – Multidisciplinay Centre for Astrophysics.