Orquestra Barroca Casa da Música estreia-se nas “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, tocando no concerto de abertura, a 27 de setembro. Ao Palácio Nacional de Queluz traz uma seleção de obras de Mozart e de Haydn nas quais o humor é um importante (e inesperado) ingrediente.
O Palácio Nacional de Queluz recebe pela primeira vez a Orquestra Barroca Casa da Música, para um concerto que revisita a obra de dois dos maiores representantes do Classicismo Vienense: Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn. A direção musical será de Laurence Cummings, maestro titular da Orquestra.
Intitulado “De Viena, (não só) com humor”, este concerto está marcado para as 21h30, na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz.
O programa para a primeira das “Noites de Queluz” alinha, de Mozart, a ‘Sinfonia n.º 29’ e o Divertimento ‘Uma brincadeira musical’, e de Haydn, a ‘Sinfonia n.º 45, ‘dos Adeuses’’ e ainda dois andamentos da ‘Sinfonia n.º 60’, chamada de ‘O Distraído’.
Para ilustrar a importante componente de humor neste concerto foram escolhidas duas obras: a ‘Brincadeira musical’, na qual Mozart escreve propositadamente mal, para imitar os maus músicos e maus compositores da Viena do seu tempo; e o último andamento da Sinfonia ‘O Distraído’, em que os violinistas param de repente de tocar, pois, de tão distraídos, esqueceram-se de afinar os instrumentos atempadamente!
Sete concertos até 29 de outubro
As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz, com sete concertos distribuídos entre 27 de setembro e 29 de outubro. Estes espetáculos, que acontecem na Sala do Trono e na Sala da Música, propõem repertórios criteriosamente ajustados ao contexto histórico do Palácio, numa viagem pelas sonoridades do período Setecentista e do 1.º Romantismo.
“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal / Divino Sospiro, com direção artística do maestro Massimo Mazzeo. Este ciclo de concertos assinala o início da 4.ª Temporada de Música da Parques de Sintra.
Informações úteis
Preço de bilhete por concerto: 10 euros
Locais de venda:
Bilheteiras da Parques de Sintra
FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais