Orquestra Barroca Casa da Música estreia-se nas “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”, tocando no concerto de abertura, a 27 de setembro. Ao Palácio Nacional de Queluz traz uma seleção de obras de Mozart e de Haydn nas quais o humor é um importante (e inesperado) ingrediente.

O Palácio Nacional de Queluz recebe pela primeira vez a Orquestra Barroca Casa da Música, para um concerto que revisita a obra de dois dos maiores representantes do Classicismo Vienense: Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn. A direção musical será de Laurence Cummings, maestro titular da Orquestra.

Laurence Cummings Concerto | Foto: PSML

Intitulado “De Viena, (não só) com humor”, este concerto está marcado para as 21h30, na Sala do Trono do Palácio Nacional de Queluz.

O programa para a primeira das “Noites de Queluz” alinha, de Mozart, a ‘Sinfonia n.º 29’ e o Divertimento ‘Uma brincadeira musical’, e de Haydn, a ‘Sinfonia n.º 45, ‘dos Adeuses’’ e ainda dois andamentos da ‘Sinfonia n.º 60’, chamada de ‘O Distraído’.

Para ilustrar a importante componente de humor neste concerto foram escolhidas duas obras: a ‘Brincadeira musical’, na qual Mozart escreve propositadamente mal, para imitar os maus músicos e maus compositores da Viena do seu tempo; e o último andamento da Sinfonia ‘O Distraído’, em que os violinistas param de repente de tocar, pois, de tão distraídos, esqueceram-se de afinar os instrumentos atempadamente!

Sete concertos até 29 de outubro

As “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” regressam ao Palácio Nacional de Queluz, com sete concertos distribuídos entre 27 de setembro e 29 de outubro. Estes espetáculos, que acontecem na Sala do Trono e na Sala da Música, propõem repertórios criteriosamente ajustados ao contexto histórico do Palácio, numa viagem pelas sonoridades do período Setecentista e do 1.º Romantismo.

“Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie” é uma iniciativa conjunta da Parques de Sintra e do Centro de Estudos Musicais Setecentistas em Portugal / Divino Sospiro, com direção artística do maestro Massimo Mazzeo. Este ciclo de concertos assinala o início da 4.ª Temporada de Música da Parques de Sintra.

Informações úteis
Preço de bilhete por concerto: 10 euros
Locais de venda:
Bilheteiras da Parques de Sintra
FNAC, Worten, El Corte Inglés, MEO Arena, Media Markt, lojas ACP, rede PAGAQUI e Postos de Turismo de Sintra e Cascais