Luís Miguel Baptista | Comandante França de Sousa e a ambulância do SNE de Agualva-Cacém

(...) "Foi em Portugal, corria o ano de 1971, a primeira Associação a ter Posto SNA/115. E assim aconteceu porque em Agualva-Cacém havia nos seus Bombeiros um homem responsável chamado Artur Lage!"

O prestigiado Comandante França de Sousa, dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, falecido esta segunda-feira, dia 11 de Setembro, aos 82 anos de idade, ficará para sempre ligado à história dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (BVAC).

A ele ficou a dever-se a atribuição, aos BVAC, no contexto nacional dos bombeiros portugueses, do primeiro Posto de Ambulância SNA – 115, do então Serviço Nacional de Ambulâncias, actual Instituto Nacional de Emergência Médica.

Relatou, um dia, França de Sousa:

“Em 1970, quando da criação do Serviço Nacional de Ambulâncias (SNA), como Oficial da Brigada de Trânsito, fui nomeado representante para a Comissão Instaladora dos então Postos de Ambulância/115. Uma das minhas tarefas, em função dos dados obtidos através da intervenção conjunta dos Bombeiros e da autoridade policial, nos graves sinistros rodoviários, era propor à Inspecção de Incêndios da Zona Sul quais os Corpos que, na nossa modesta opinião, dariam maior garantia em termos de rapidez, consoante a sua localização, bom relacionamento dos efectivos e, fundamentalmente, eficiência na área do socorrismo.
O Comandante Lage era um homem que sabia planear, prever os condicionalismos do futuro e, em permanência, acompanhar as novas técnicas de actuação.
E assim providenciou, nessa época, que a maioria do seu efectivo estivesse habilitado com os antigos Cursos Essenciais de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa, sonhando com uma ambulância do SNA para a Corporação.
Reunidos os requisitos então exigidos, não tive a mínima dúvida, por mérito próprio, propor à Comissão Coordenadora a atribuição, aos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, da referida viatura, facto que foi aceite para cobrir o troço Tercena-Ramalhão da velha Estrada Nacional 249. Foi em Portugal, corria o ano de 1971, a primeira Associação a ter Posto SNA/115. E assim aconteceu porque em Agualva-Cacém havia nos seus Bombeiros um homem responsável chamado Artur Lage!”

 

Luís Miguel Baptista, Ex-Presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém Presidente da REVIVER MAIS – Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses, IPSS