O lançamento do concurso para o projecto de construção o novo Hospital de Sintra é discutido esta terça-feira, pelo executivo municipal, pelo preço base de um milhão de euros, a executar em cerca de oito meses.

Conheça aqui em 10 pontos as principais características do novo Hospital de Sintra.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

O concurso, limitado por prévia qualificação, para prestação de serviços de estudo e projecto do Hospital de Proximidade de Sintra e acessibilidades, terá um preço base de um milhão de euros, acrescido de IVA, segundo uma proposta do presidente da autarquia, Basílio Horta, adianta a agência LUSA.

O projecto, a executar no “prazo global de 33 semanas”, seguirá o caderno de encargos elaborado por um grupo de trabalho constituído pelo município e pela Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo.

A ARS, em comunicado, informou que a nova unidade resulta de um acordo de colaboração entre o município e os ministérios das Finanças e da Saúde, assinado em 26 de Junho, que prevê um investimento global de 51,2 milhões de euros.

O município disponibiliza o terreno e assume a concepção e construção da nova unidade hospitalar e seus acessos, no montante de 29,6 milhões de euros, enquanto o Ministério da Saúde investe na aquisição e instalação do equipamento e no funcionamento, “no valor de 21,6 milhões de euros”, estimou a ARS. Segundo a acta da reunião final do grupo de trabalho, de 6 de Setembro, em termos funcionais estão previstos 5.948 metros quadrados (m2) para as áreas assistenciais de ambulatório, cirurgia, urgência e convalescença. A despesa com a construção e zonas de estacionamento e de arranjos exteriores totaliza os 26,2 milhões de euros, estimou o grupo de trabalho.

A nova unidade, em articulação com o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), “integrará serviços de urgência básica, consultas externas diferenciadas de alta resolução, unidade de cirurgia ambulatória, meios complementares de diagnóstico e terapêutica modernos”, esclareceu a ARS.

O novo hospital, com abertura prevista em Janeiro de 2021, “permitirá racionalizar a oferta de cuidados de saúde no concelho de Sintra e dar uma resposta inovadora e mais adequada às necessidades da população”, salientou a ARS. A câmara e a assembleia municipal aprovaram, em fevereiro, a cedência gratuita à ARS de uma área 59.500 m2 para a instalação do novo hospital na zona da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, junto ao Itinerário Principal (IC) 16.