A Câmara Municipal de Sintra vai implementar no próximo ano um sistema de transporte de passageiros nas cidades e vilas do concelho. O objetivos é que todos que vivem e trabalham em Sintra consigam aceder a um interface de transportes públicos, criando desta forma uma rede de mobilidade municipal.

Basílio Horta afirmou à agência Lusa que a autarquia está “a preparar um sistema de transporte de passageiros no município”. “O MobiESintra vai garantir o transporte dos milhões de turistas que nos visitam todos os anos, para os monumentos e zonas históricas da vila de Sintra”, explicou o autarca.

A câmara está a negociar com a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), que gere os monumentos e jardins históricos, a criação da empresa gestora do sistema MobiESintra, destinada a explorar “uma ‘pool’ de veículos elétricos” que permita condicionar o trânsito automóvel no centro histórico.

“Esse sistema de transporte vai ser alargado às nossas cidades e localidades permitindo que todos tenham acesso, de forma rápida e económica, aos principais interfaces de transportes do concelho”, antevê o presidente da autarquia.

O compromisso de Basílio Horta surge no dia em que a Câmara Municipal de Sintra abriu o autossilo de estacionamento da estacão da CP de Agualva-Cacém. “A Câmara tem realizado uma grande aposta na mobilidade do concelho. A abertura deste parque é mais um exemplo”, lembrou o autarca.

Nos últimos dois anos foram criados “mais de dois mil lugares de estacionamento no concelho, dos quais cerca de 1.300 são junto a interfaces de transportes públicos”, além “do investimento nas vias rodoviárias e pedonais”, lembra o autarca.

Fotografias: DR CMS, José Correia