A obra do novo centro de saúde de Queluz está perto do fim, enquanto a do Centro de Saúde de Sintra decorre a bom ritmo.

Basílio Horta visita evolução das obras no novo centro de Saúde de Queluz | DR CMS

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, visitou esta manhã a evolução das obras de dois novos centros de saúde que estão a ser construídos no concelho. “Em Queluz a obra está praticamente concluída e em Sintra avança a bom ritmo”, sublinhou o presidente da autarquia. O autarca lembrou que, “na área da saúde temos cinco centros de saúde a serem construídos e o concurso público para o projeto do novo Hospital de Sintra que vai ser lançado em setembro. Depois de anos de abandono, são mais de 40 milhões de euros que estão a ser investidos na área da saúde”. Basílio Horta defendeu que o atual mandato permitiu “uma verdadeira revolução na qualidade dos serviços desta área, que vai atrair mais e melhores médicos de família para o concelho”.

A autarquia desenvolve um programa na área da saúde, cujo investimento de 8 milhões de euros abrange a construção de cinco novos centros de saúde: Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Sintra e Almargem do Bispo.

Em Queluz a unidade de saúde familiar vai servir 30 mil utentes está a ser implantada na antiga Escola Básica localizada na Rua D. Fernando II em Queluz, com financiamento de 30% da autarquia, que cedeu também o terreno e é responsável pelo projeto e pela obra.

Está a decorrer a demolição dos Edifícios da Antiga Messa onde está prevista a instalação da futura Unidade de Saúde Familiar de Algueirão-Mem Martins.

Já decorre também a obra de construção do centro de saúde de Agualva, um investimento de 1 milhão e cem mil euros, dos quais 30% são também financiados pela autarquia. O terreno junto ao Mercado Municipal de Agualva é cedido pela autarquia. Esta unidade de saúde familiar abrange cerca de 62 mil munícipes da União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra.

Também decorre nesta altura a construção do centro de saúde de Almargem do Bispo, que servirá cerca 7 mil e 600 utentes, representando um investimento na ordem dos 775 mil euros, teve início no passado mês de julho.

No mês passado a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirmou, em comunicado, a construção do novo centro de saúde de Belas.