Foi aprovado esta manhã, em reunião de Câmara, um voto de pesar pelas vítimas do atentado de Barcelona, seguido de um minuto de silêncio. O Castelo dos Mouros será iluminado, a partir de hoje e durante os próximos 15 dias, com as cores amarelo e vermelho da Catalunha.

O voto de pesar, apresentado por Basílio Horta e aprovado por unanimidade, considera que o dia 17 de agosto “ficará para sempre assinalado como mais um violento ataque do radicalismo extremista”. “Este ataque, que atingiu-nos de forma brutal, matou 15 pessoas e feriu mais de uma centena. Entre as vítimas encontram-se duas cidadãs residentes em Sintra, avó e neta, que visitavam a cidade espanhola para, juntas, celebrarem a vida”.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra anunciou também durante a reunião que, “durante os próximos 15 dias – o número de vítimas mortais que o atentado provocou – o Castelo dos Mouros será iluminado com as cores da Catalunha (vermelho e amarelo)”. O autarca afirmou que “é a forma de Sintra homenagear as vítimas dos sangrentos atentados de Barcelona e deixar bem claro que não escondemos, nem nunca esqueceremos os princípios da liberdade e da fraternidade”. Basílio Horta revelou que falou “esta manhã com o presidente da Parques de Sintra Monte da Lua, Manuel Baptista, para articular esta homenagem”.

 

VOTO DE PESAR

O dia 17 de agosto de 2017, em Barcelona, ficará para sempre assinalado como mais um violento ataque do radicalismo extremista.

Este ataque, que atingiu-nos de forma brutal, matou 15 pessoas e feriu mais de uma centena. Entre as vítimas encontram-se duas cidadãs residentes em Sintra, avó e neta, que visitavam a cidade espanhola para, juntas, celebrarem a vida.

Este terror sem rosto tem de ser derrotado. Este é mais um ataque a toda a humanidade e aos valores da paz, de tolerância, de solidariedade, de liberdade e de desenvolvimento, princípios fundamentais dos nossos valores e dos nossos ideais.

Tal como Sintra, são as cidades europeias que representam uma Europa da diversidade e a unidade para o progresso, estabilidade e segurança.

Sintra reafirma-se hoje solidária e dedicada à construção de uma Europa tolerante e integradora, com base numa comunidade internacional assente nos valores da paz, da tolerância e da inclusão.

Neste momento triste, os nossos sentimentos são de solidariedade com a família sintrense, com todas as famílias das vítimas e com o povo espanhol, bem como de repúdio e profunda condenação dos atos hediondos de que a Europa tem sido alvo.

A Câmara Municipal de Sintra, apresenta este sentido voto de pesar, cujo o teor será transmitido aos familiares das vítimas, à cidade de Barcelona e ao Governo Espanhol.

 

Foto: DR Parques de Sintra Monte da Lua