Sismo na Grande Lisboa foi “o mais forte dos últimos 45 anos”

Sismo de magnitude 4.3 na escala de Richter foi registado pelas 7h44, com epicentro a quatro quilómetros este-nordeste de Sobral de Monte Agraço, Lisboa

Imagem: arquivo

(notícia atualizada 10h44)

Um sismo de magnitude 4.3 na escala de Richter foi registado pelas 7h44, com epicentro a quatro quilómetros este-nordeste de Sobral de Monte Agraço, Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informa que no “dia 17 de agosto, pelas 07h44 foi registado nas estações da Rede Símica do Continente, um sismo de magnitude 4.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Sobral de Monte Agraço”, diz um comunicado do IPMA.

Imagem | IPMA

Em declarações à RTP, o sismólogo Fernando Carrilho disse que “este sismo foi o mais forte dos últimos 45 anos”, acrescentando que o sismo de “intensidade moderada” foi sentido numa vasta área em torno do epicentro, de Setúbal a Leiria.

Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Sobral de Monte Agraço. Foi sentido ainda com menor intensidade em Lisboa.

Terceiro abalo no mesmo sítio

Desde segunda-feira, este é o terceiro abalo com epicentro no mesmo sítio. No dia 15 de agosto registaram-se dois sismos, num espaço de minutos, com epicentro perto de Sobral de Monte Agraço, de acordo com o site do IPMA.

O primeiro com registou-se às 10h16 e atingiu os 2,9 na escala de Richter. Seis minutos depois, outro abalo, de 2,5 com epicentro mais perto de Arruda dos Vinhos.

Não há registos de danos materiais decorrentes destes abalos.