Sintra é o primeiro concelho português a conseguir a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina, pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

A norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

No caso do município de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada).

Basílio Horta, presidente da autarquia, sublinha que Sintra “passa a integrar agora o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respetivo desempenho e a fazer refletir os resultados nas políticas”. O autarca lembra que esses dados são fundamentais para “melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos”.

De acordo com Vera Santos, Diretora de Inovação da WINNING, consultora que apoiou o município de Sintra a obter esta importante certificação “a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI”. Em declarações à Ambiente Magazine a responsável defende que “as informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais. As normas ISO 37120 e ISO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Atuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-ativas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa.”

Os 17 indicadores incluem áreas como a economia, educação, energia, ambiente, finanças, serviços de emergência, saúde, lazer, segurança, resíduos, transportes ou água.

O diagnóstico de performance de sustentabilidade agora efetuado constitui um passo inicial decisivo para a implementação de soluções de inteligência urbana ou cidade inteligente que procuram o equilíbrio entre a eficácia da resposta e a eficiência na gestão de recursos.