Imagem | Facebook - Bombeiros Voluntários de Belas, Sintra

O incêndio que lavra em Mação passou hoje à tarde para o concelho de Vila Velha de Ródão e obrigou à evacuação da localidade de Gardete.

Segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), estão no terreno a combater este fogo 412 operacionais, apoiados por 128 viaturas e três meios aéreos.

Uma equipa de Bombeiros da Corporação de Belas, no concelho de Sintra, encontra-se em duas frentes distintas, no combate aos fogos nesta zona do país, informou no facebook, o comandante António Gualdino: “O nosso veículo VFCI 02 com cinco bombeiros encontra-se em Vila Velha de Rodão – Sertã em combate, e a ambulância ABSC 03, encontra-se em Mação, tendo efectuado diversas evacuações de populares, nomeadamente pessoas de 3ª idade e acamados”. Segundo o comandante e presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Belas, “os nossos bombeiros já jantaram, e encontram-se bem”.

Recorde-se que o fogo de Mação (distrito de Santarém) teve origem no concelho da Sertã (distrito de Castelo Branco), e também chegou a Proença-a-Nova.