De 12 a 20 de agosto regressam a Janas, as tradicionais Festas em Honra de S. Mamede em Janas, com muita animação e música para a diversão de todos os que visitarem estas festas.

Para além de muitos outros momentos de animação e de lazer, tem o seu ponto alto na bênção do gado – altura em que os animais são abençoados após a missa, que envolve as tradicionais três voltas em redor do templo sintrense.

Este ano, a Feira de São Mamede terá nove dias repletos de atuações musicais, jogos tradicionais, animação para adultos e crianças, bancas de artesanato, quermesse e área de restauração.

A bênção do gado – o momento mais esperado deste evento – irá realizar-se a 17 de agosto, no Dia de São Mamede, junto à capela circular que se localiza a 600 metros da vila de Janas.

Neste dia, as populações de Janas e região têm ainda como tradição realizar um piquenique no pinhal adjacente à feira, antecipando o ritual de bênção do gado, que chega ao espaço logo no início da manhã.

São Mamede, sendo o santo protetor do gado, continua a ser o padroeiro de todos os animais que ainda hoje são abençoados a cada dia 17 de agosto – podendo encontrar-se uma grande diversidade de animais nesta romaria anual.