As Azenhas do Mar (Sintra) está na final das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria de “Aldeias do Mar”. Com lugar também na final, ficou Pajá dos Cubre (Açores).

Pedro Rodil, Padrinho da Aldeia das Azenhas do Mar

Não passaram à final de 3 de setembro, as aldeias da Costa Nova, Zambujeira do Mar Ferragudo, Porto Côvo, Porto Moniz.

A votação nas pré-finalistas “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias”, foi realizada através de chamada telefónica e transmitida em direto, pela RTP1.

Recorde-se que Sintra tem uma segunda aldeia, candidata às mais maravilhosas do país. O Penedo, na categoria “Aldeias em Áreas Protegidas. Assim, no dia 20 de agosto, não deixe de votar na aldeia do Penedo, durante a Gala da RTP.

AZENHAS DO MAR está na final de 3 de setembro 

Entre o mar e a terra, a aldeia Azenhas do Mar desenvolveu-se na moagem dos cereais e na vitivinicultura, local proeminente dos afamados vinhos da Região Demarcada de Colares.

Aqui passou férias o rei D. Carlos I e as rainhas D. Amélia e D. Maria Pia. Muitos arquitetos do século XX aqui implantaram as suas criações, como Raul Lino, Norte Júnior e outros.

Aqui viveu Ferreira de Castro e sobre ela escreveram Vergílio Ferreira ou José Saramago.

Lugar inspirador para pintores como Paula Campos, Júlio Pomar, Alfredo Keil e tantos outros, foi ainda estância dilecta de cineastas como Perdigão Queiroga, Beatriz Costa ou Carmen Dolores.

A sua Capela de São Lourenço data dos finais do séc. XVI e está integralmente restaurada. A Escola, construída em 1927 e inaugurada pelo Presidente Óscar Carmona, serviu de modelo para a filosofia dos edifícios escolares do Estado Novo.

História imensa das Azenhas do Mar, aliada à sua beleza natural, com o casario a descer em cascata falésia até ao oceano, conferem-lhe um cenário de “belo terrível”, tão ao sabor do gosto romântico.

EM ATUALIZAÇÃO