As Azenhas do Mar (Sintra) está na final das “7 Maravilhas de Portugal” na categoria de “Aldeias do Mar”. Com lugar também na final, ficou Pajá dos Cubre (Açores).
Não passaram à final de 3 de setembro, as aldeias da Costa Nova, Zambujeira do Mar Ferragudo, Porto Côvo, Porto Moniz.
A votação nas pré-finalistas “7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias”, foi realizada através de chamada telefónica e transmitida em direto, pela RTP1.
Recorde-se que Sintra tem uma segunda aldeia, candidata às mais maravilhosas do país. O Penedo, na categoria “Aldeias em Áreas Protegidas. Assim, no dia 20 de agosto, não deixe de votar na aldeia do Penedo, durante a Gala da RTP.
AZENHAS DO MAR está na final de 3 de setembro
Entre o mar e a terra, a aldeia Azenhas do Mar desenvolveu-se na moagem dos cereais e na vitivinicultura, local proeminente dos afamados vinhos da Região Demarcada de Colares.
Aqui passou férias o rei D. Carlos I e as rainhas D. Amélia e D. Maria Pia. Muitos arquitetos do século XX aqui implantaram as suas criações, como Raul Lino, Norte Júnior e outros.
Aqui viveu Ferreira de Castro e sobre ela escreveram Vergílio Ferreira ou José Saramago.
Lugar inspirador para pintores como Paula Campos, Júlio Pomar, Alfredo Keil e tantos outros, foi ainda estância dilecta de cineastas como Perdigão Queiroga, Beatriz Costa ou Carmen Dolores.
A sua Capela de São Lourenço data dos finais do séc. XVI e está integralmente restaurada. A Escola, construída em 1927 e inaugurada pelo Presidente Óscar Carmona, serviu de modelo para a filosofia dos edifícios escolares do Estado Novo.
A História imensa das Azenhas do Mar, aliada à sua beleza natural, com o casario a descer em cascata falésia até ao oceano, conferem-lhe um cenário de “belo terrível”, tão ao sabor do gosto romântico.
EM ATUALIZAÇÃO