O CDS-PP anunciou hoje que vai seguir “um caminho próprio” nas eleições autárquicas em Loures, abandonando a coligação com o PSD, encabeçada por André Ventura, expressando “profundo incómodo” pela forma como o candidato se referiu à comunidade cigana.

“No seguimento das recentes declarações do candidato à Câmara Municipal de Loures, dr. André Ventura, e depois de o CDS ter manifestado no seio da coligação o seu profundo incómodo com as referidas afirmações, decidiu o CDS seguir um caminho próprio no concelho de Loures nestas eleições autárquicas de 2017”, anunciou o líder da distrital de Lisboa do partido, João Gonçalves Pereira.

Entre outras referências, André Ventura afirmou numa entrevista publicada na segunda-feira pelo jornal i que há pessoas que “vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado” e que acham “que estão acima das regras do Estado de direito”, considerando que tal acontece particularmente com a comunidade cigana.

Líder do PNR sobre o candidato do PSD: “Infelizmente, ao que parece, alguns dos ‘meus’ ainda andam pelos partidos do sistema”

Já na quinta-feira passada, o candidato tinha falado sobre uma “excessiva tolerância com alguns grupos e minorias étnicas”, numa entrevista ao portal Notícias ao Minuto, o que motivou uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial contra o candidato, por parte do cabeça de lista do BE, Fabian Figueiredo, por “declarações contra as minorias étnicas”.

Esta terça-feira, José Pinto Coelho, líder do Partido Nacional Renovador (PNR), foi identificado numa publicação no Twitter onde se pode ver a entrevista do jornal i a André Ventura. “Tens a certeza que este não é teu?”, foi questionado. O responsável máximo do PNR foi perentório: “Infelizmente, ao que parece, alguns dos ‘meus’ ainda andam pelos partidos do sistema”.