A José de Mello Saúde vai reforçar a oferta no concelho de Sintra com a abertura de uma nova unidade hospitalar integrada na rede CUF. O Hospital CUF Sintra vai representar um investimento de 30 milhões de euros e gerar 345 postos de trabalho directos.

O SINTRA NOTÍCIAS já tinha avançado que o projeto é apresentado está terça-feira, dia 4 de julho, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra. Com a futura unidade hospitalar, que vai nascer nas antigas instalações da Schering substituindo a atual Clínica CUF Sintra, aberta em 2014, a José de Mello Saúde vai garantir o reforço da complexidade e diferenciação dos cuidados de saúde prestados à população do concelho de Sintra.

Salvador de Mello, presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde (JMS), afirma que “o alargamento da oferta em Sintra enquadra-se na estratégia de desenvolvimento e expansão da rede CUF, que prevê uma crescente proximidade das populações, disponibilizando-lhes o acesso a cuidados de saúde de excelência com mais de 70 anos de experiência”. O presidente da JMS acrescenta ainda que “o futuro Hospital CUF Sintra é mais um passo na expansão da rede CUF, representando um grande investimento neste concelho, com a criação de mais de 345 empregos diretos”.

A futura unidade vai dispor de uma oferta clínica abrangente, incluindo as áreas assistenciais de Consulta e respectivos meios complementares de diagnóstico, Atendimento Permanente Geral e Pediátrico, Exames Especiais, Hospital de Dia, Bloco e Internamento, numa área de 12.8 mil metros quadrados, com dois pisos operacionais e 240 lugares de estacionamento.

Terá capacidade para 40 Gabinetes de Consulta, 15 salas de Exames, seis Gabinetes de Atendimento Permanente (Adulto e Pediátrico), e três Salas de Bloco. A capacidade deste futuro Hospital será completada com 30 Quartos de Internamento com uma capacidade de até 60 camas, e uma Unidade de cuidados Intermédios.

O cronograma de abertura prevê a abertura faseada do Hospital, com a abertura do Atendimento Permanente, Consultas, Imagiologia e Exames Especiais no 1º Semestre de 2018. Numa segunda fase, ainda em 2018, entram em funcionamento o Bloco de Cirurgia de Ambulatório e os Exames Especiais. Em 2020 entram em pleno funcionamento o Bloco Convencional, o Internamento, os Cuidados Intermédios e o Hospital de Dia.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra revelou ao Jornal de Negócios que o hospital da CUF, resulta de um processo “que está há algum tempo a ser trabalhado”, é um “bom investimento para o nosso concelho”. Os dois hospitais (o novo hospital público de Sintra anunciado a semana passada) “beneficiam muito o nosso concelho”. “Há dois anos”, Sintra “não tinha sequer um suporte básico de vida, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER)”. Agora, “vai ter cinco novos centros de saúde, um hospital público e um privado”, sublinhou Basílio Horta em declarações ao Jornal de Negócios.