Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Pedro Ventura (CDU) | Foto: Sintra Notícias

A CDU votou contra o acordo de colaboração entre a autarquia de Sintra e o Estado Português para a construção do novo hospital de Sintra, junto ao Bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão Mem Martins, no concelho de Sintra.

Em reunião de executivo, realizada na segunda-feira, todos os vereadores votaram a favor, com excepção de Pedro Ventura, da CDU, por “não concordar com o modelo de financiamento”, isto é, “que a autarquia disponibilize verbas” no projeto, defendendo que “essa responsabilidade deveria caber apenas à Administração Central”.

Neste acordo a autarquia de Sintra assume a comparticipação de 30 milhões de euros e a Administração Central cerca 21 milhões de euros, para a construção do equipamento hospitalar.

“Este acordo constitui para a CDU uma clara assumpção de responsabilidades financeiras que apenas cabem à Administração Central, o que contribui para a diminuição da capacidade de investimento do município de Sintra nas áreas que são da sua inteira e total responsabilidade”, justifica a CDU, que “denuncia a postura da Administração Central em relação ao Hospital de Sintra”, que “ao longo dos anos esta nunca foi uma prioridade”, apesar de constar no Plano Director Regional do Equipamento de Saúde desde 2002 e “nunca ter passado do papel”.

Para os comunistas de Sintra, “os estudos técnicos do Ministério da Saúde, desde 2002, sempre apontaram para a construção de uma unidade com mais de 300 camas de internamento”, pelo que “só uma unidade com estas características, e não com 60 camas para convalescença, conforme é agora acordado, serve os interesses da população de Sintra”, consideram os comunistas, lamentando ainda que “no segundo maior concelho do país”, o novo Hospital, “não comporta sequer a especialidade de maternidade-obstetrícia”.

Em jeito de crítica, “melhor teriam feito as forças políticas que aprovaram este acordo, [votos favoráveis do PS, PSD e Sintrenses com Marco Almeida] em ter exigido do Estado a construção de um verdadeiro hospital em Sintra”.

Executivo aprova documento

Recorde-se que ontem, a Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião de executivo, o acordo para a construção do novo hospital de Sintra localizado junto ao bairro da Cavaleira no Algueirão.

Todos os vereadores votaram a favor, com excepção de Pedro Ventura, da CDU, que votou contra por não concordar com o modelo de financiamento.

O protocolo tem o acordo de Mário Centeno, ministro das Finanças, e do ministro da Saúde e deverá será confirmado na próxima sexta-feira em reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Sintra.

O novo Hospital de Sintra vai implicar um investimento do município de 29,617 milhões de euros na “conceção e construção” e o Estado assuma 21,660 milhões com “aquisição e instalação do equipamento necessário ao seu funcionamento”.