O NewsMuseum, em Sintra, venceu as categorias de Investigação, Trabalho Jornalístico/Media e Aplicação de Gestão e Multimédia na edição de 2017 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), os mais importantes do setor, que se realizou no passado dia 9, no Porto.

O prémio de Trabalho Jornalístico/Media distinguiu os programas de informação que o NewsMuseum acolheu e promoveu na sua agenda e em que se destacam, entre outros, o Dia da Rádio, em parceria com a TSF, a gravação do Alta Definição da SIC e a cobertura das eleições americanas da SIC Notícias.

O prémio de Aplicação de Gestão e Multimédia reconhece a utilização de tecnologia nos seus processos de comunicação, promovendo e facilitando o conhecimento, uma das caraterísticas incontornáveis e diferenciadoras do NewsMuseum.

Por último, o prémio de Investigação, enaltece as dezenas de horas de emissões de TV e Rádio e conteúdos online de todo o mundo, que estão expostos nas diversas áreas temáticas do museu e ainda o seu espólio, num espaço dedicado a equipamentos de época de TV, Rádio e Agência cedidos pela RTP, LUSA e EFE.

“Sermos um dos museus mais premiados do ano é sobretudo uma distinção para as jovens equipas que trabalham todos os dias neste projeto incrível. E é também o reconhecimento de que vale sempre a pena ir mais longe na inovação e na criatividade”, enalteceu Rodrigo Moita de Deus, diretor do NewsMuseum.

Esta é uma iniciativa desenvolvida anualmente pela APOM que se dedica a promover o conhecimento da museologia e a realçar a importância dos museus em cada comunidade. As categorias dos Prémios APOM abrangem áreas tão diversas como a inovação, a investigação, os serviços educativos, o mecenato ou a comunicação online.

NewsMuseum
Rua Visconde de Monserrate, 26
2710 – 591 Sintra