Realizou-se, no dia 1 de Junho, no Auditório Nossa Senhora da Paz – Paróquia de Rio de Mouro, a última sessão da Assembleia Municipal Jovem, presidida por Vítor Macias, aluno da Escola Secundária de Santa Maria – Sintra, e que teve como  1ª Secretária, Jéssica Robalo, aluna da Escola Secundária Miguel Torga – Queluz e Margarida Pires, aluna da EB 2 3, Carlos I.

Foram apresentadas ao executivo municipal as Recomendações finais resultantes do trabalho realizado pelos jovens deputados de três escolas do 2º e 3º ciclos e de cinco do ensino secundário dos Agrupamentos de Escolas sediadas no concelho, nomeadamente as Escolas Básicas Alfredo da Silva, D. Carlos I, Escultor Francisco dos Santos, Padre Alberto Neto, Colares, e as Secundárias Leal da Câmara, Miguel Torga e Santa Maria.

Recorde-se que a temática do Projeto da Assembleia Municipal Jovem (AMJ) para este ano letivo de 2016/2017, relacionou-se com o Ano Internacional do Entendimento Global e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o século XXI.

“Cuidar aqui a Terra inteira”

Foi proposto aos jovens deputados Municipais que trabalhassem o tema Cuidar Aqui a Terra Inteira, abrindo assim um espaço de reflexão e de discussão sobre a forma como as nossas ações, enquanto indivíduos e como comunidade, influenciam a natureza e provocam impactos globais, tornando-se necessário o desenvolvimento de uma consciência coletiva, um alerta para a preservação do ambiente na urgência que temos em conservarmos o planeta.

Cuidar aqui a Terra inteira “inspirava-nos a tratarmos do nosso espaço local, da nossa rua, do nosso bairro, da nossa aldeia, com o carinho e a atenção que a Natureza nos merece. E se queremos devolver ao planeta, num futuro próximo, o ambiente saudável com que todos nós sonhamos e do qual depende a Vida, só o conseguiremos se todos, no mundo inteiro, cuidarmos do espaço natural que nos rodeia”.

Reconhecimento

“Todos os alunos e alunas participantes nesta Assembleia Municipal Jovem, souberam encarnar este nobre espírito de salvaguarda do ambiente, de forma extraordinária e bastante assertiva, o que nos faz acreditar num futuro melhor” sublinha a Assembleia Municipal de Sintra, em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A quinta edição da Assembleia Municipal Jovem “conclui-se com êxito e oferece uma clara e efetiva esperança nos homens e mulheres de amanhã. Parabéns a todos os que estiveram envolvidos na organização, no acompanhamento e no desenvolvimento desta Assembleia Municipal Jovem. Às alunas e alunos, em particular, pela forma entusiástica e espírito de missão com que destacaram a sua participação e pela capacidade de em discutir, concertar e tomar decisões”.

Assembleia Municipal Sintra (AMS)
Fotos: AMS