Parques de Sintra distinguida com o ‘Melhor Merchandising Cultural’

Prémios APOM reconhecem o que de melhor se faz nos museus portugueses

A Parques de Sintra foi distinguida, na passada sexta-feira, com o prémio de Melhor Merchandising Cultural 2017 pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), pelo seu trabalho das lojas da Parques de Sintra, e a sua aposta de traduzir em artigos exclusivos todo o universo patrimonial sob sua gestão.

A cerimónia da entrega dos prémios realizou-se no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, e reconheceu o trabalho efetuado nas nove lojas da Parques de Sintra, com cerca de cinco mil artigos exclusivos e coleções personalizadas, inspiradas nos acervos dos Palácios Nacionais que a empresa gere.

É o caso da linha Maria Pia, com uma decoração floral inspirada no serviço de porcelana utilizado pela Rainha D. Maria Pia (1847-1911), no Palácio Nacional de Sintra.

Também os azulejos hispano-mouriscos do século XVI, que forram muitas das paredes do mesmo Palácio, inspiraram outros artigos que se podem encontrar nos pontos de venda da Parques de Sintra.

Das porcelanas aos magnéticos, dos leques aos porta-óculos, das canetas aos sabonetes, ou das t-shirts aos brinquedos, a oferta variada e exclusiva chega a todos os públicos, que prolongam desta forma a experiência da visita aos monumentos onde as lojas estão inseridas.

“Quando estamos perante um património tão vasto como aquele que é gerido pela Parques de Sintra, as inspirações, os motivos e os padrões são infinitos. É da nossa responsabilidade traduzir todo esse universo patrimonial em artigos que o nosso público possa levar de recordação da visita aos nossos espaços”, referiu a Coordenadora de Lojas da Parques de Sintra, Catarina Alves.

Os Prémios APOM reconhecem o que de melhor se faz nos museus portugueses, desde as personalidades na área da museologia ao melhor museu do ano. A edição deste ano contou com cerca de 130 participantes.

Sintra Notícias com Parques de Sintra (video)