A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) organizou este sábado, dia 10 de junho, um jantar de homenagem ao grande Mestre, José Manuel Bastos Nunes.

A cerimónia foi inserida nas comemorações do seu 80º aniversário (completado no dia 13 de maio) e surgiu na sequência da realização do Campeonato Nacional de Juvenis.

A iniciativa contou, com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, que entregou ao mestre a Medalha e o Emblema Mérito Desportivo em nome do Governo Português.

“Hoje foi dia de homenagear este grande sintrense fundador do judo em Portugal e que tocou tanta gente”, disse o vereador Rui Pereira, vice-presidente da Câmara de Sintra, considerando “um momento de grande emoção”, quando o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, condecorou, em nome de Estado Português, o mestre Bastos Nunes.

Recorde-se que, antes da entrega de de medalhas no âmbito da realização do Campeonato Nacional de Juvenis, a Federação Portuguesa de Judo, preparou uma breve apresentação do mestre José Manuel Bastos Nunes, para o público presente e para os jovens judocas juvenis da competição, com o objetivo de dar a conhecer o exemplo de um “Grande Mestre – 8º Dan” (a maior graduação nacional do Judo), “um dos pioneiros da modalidade em Portugal e grande campeão enquanto Atleta”; “Mestre de muitos dos atuais Mestres e principal discípulo do Mestre K. Kobayashi“; atual Presidente Honorário da Comissão Nacional de Graduações.

De realçar que o Mestre Bastos Nunes é o primeiro Treinador Português de Judo a receber esta condecoração, a mais elevada da Federação Portuguesa de Judo.

Entre outras distinções, destaque:
– Campeão Nacional Absoluto em 1961
– Campeão Nacional de leves de 1963 a 1968, 1970 e 1971
– Vice-Campeão Nacional de leves 1969 e 1972
– Campeão Nacional em Equipas de 1968 a 1972
– 1º Taça de Portugal em equipas em 1968 e 1969
– 2º Campeonato Madrid-Lisboa

Sintra Notícias | Fotos de Rui Pereira / Facebook