Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra

No ano em que os Valdevinos Teatro de Marionetas comemoram 20 anos e dois anos de atividade da Casa da Marioneta, em Sintra, a Valdevinos Associação Cultural propõe a realização da 1ª edição da MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra, de 30 de junho a 9 de julho de 2017, em Agualva e Mira Sintra.

“Esta Mostra pretende dignificar a arte da marioneta, da máscara e da manipulação de objetos, aproximando-a da comunidade, e, para isso, a mesma apresenta-se nas ruas, em espaços ao ar livre, praças e escolas”, destaca nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

A programação integra trabalhos dos mais conceituados artistas, que se destacam nas vertentes que dão nome a este festival, tanto a nível nacional como internacional.

Para além de espetáculos, a programação da MIMMOS conta com animações como o Tocador de Realejo, pela Companhia Marimbondo, ou do marionetista Delphim Miranda.

Na Casa da Marioneta estarão disponíveis várias exposições de artistas como Delphim Miranda, Luz S. Miguel, Joana Rita, Marta Fernandes, Pedro Garcia e da companhia Valdevinos teatro de marionetas.

Para além da programação de animação e de espectáculos de rua, será apresentado o trabalho final decorrente da oficina realizada em parceria entre os Valdevinos teatro de marionetas e a Associação de Tempos Livres da Associação de Pais da EB1 António
Torrado (Agualva), que junta cerca de 300 crianças.

Este projeto, alinhado com o serviço educativo da MIMMOS, decorreu entre os meses de março e junho, e onde se propôs a construção de uma marioneta de grandes proporções – uma Largarta – e várias máscaras, que resultam na criação “Mitomorfose”, a ser apresentada no Largo da República, em Agualva.

Para além das atividades educativas em torno das exposições, será também promovida uma formação de máscara com um dos maiores especialistas em Portugal, Filipe Crawford, e conversas entre público e artistas após os espectáculos.

A programação da 1ª edição da MIMMOS, que inclui espectáculos de teatro, animação, formação e exposições, contraria a tendência de “dormitório” e desafia as pessoas a usufruírem mais das ruas e espaços verdes, neste caso, o Jardim da Anta, Parque Urbano de Mira Sintra e o Largo da República, ao mesmo tempo que se promove a descentralização da atividade cultural, tantas vezes exclusivas dos “centros”.

Todos os espectáculos de rua são de entrada gratuita e são dirigidos ao público em geral.