O Centro Lúdico das Lopas, em Agualva, está totalmente operacional desde a última quinta-feira depois de uma profunda requalificação do edifício.

São cerca de duas centenas as crianças que utilizam todos os dias este equipamento na união de freguesias de Agualva e Mira Sintra. A intervenção permitiu resolver problemas estruturais do edifício e alargar as instalações com a criação de uma nova sala de atividades que permitirá assegurar o desenvolvimento de atividades expressivas, lúdicas e de lazer. O espaço vai passar também a estar aberto às atividades da comunidade local.

“Este é um exemplo dos investimentos que estamos a fazer um pouco por todo o concelho”, sublinhou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a visita ao local. A obra no Centro Lúdico das Lopas incluiu a requalificação do espaço do auditório, na sua capacidade de insonorização, dando maior qualidade aos eventos de teatro e cinema.

O espaço passou também a ter mobiliário novo e material didático adaptado às necessidades do público infantil e juvenil, assim como novos computadores de acesso público.

 

Há 16 anos que não existiam obras de reabilitação

A intervenção no Centro Lúdico, um investimento superior a 200 mil euros, teve como finalidade recuperar e reabilitar as instalações, dado que o edifício inaugurado em 2001 não tinha ainda sido alvo de nenhuma obra de reabilitação significativa. O edifício apresentava várias patologias a necessitar de intervenção, tais como problemas de infiltrações e falta de manutenção.

Os trabalhos consistiram nomeadamente no isolamento e impermeabilização dos terraços e coberturas, substituição do revestimento de fachadas existentes em azulejo por reboco e pintura, reformulação da acústica do auditório, execução de pinturas interiores e exteriores, substituição dos caixilhos existentes por caixilhos de vidro duplo e colocação de guardas e vedações no logradouro do edifício.

Fotografias: DR CMS