Os parques e monumentos de Sintra vão receber o verão com músicas medievais e renascentistas, viagens no tempo e outras atividades ao ar-livre. O ciclo ‘Reencontros – Memórias Musicais no Palácio de Sintra’ regressa ao mais antigo paço do país a 2 de junho e dura até ao dia 24 do mesmo mês.

Ao longo de sete concertos, que decorrerão de 2 a 24 de junho, na Sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra, viaja-se pela história do monumento e recupera-se o repertório dos períodos medieval e renascentista.

Imagem | Associação Portuguesa de Recriação

No sábado, 3 de junho, há nova viagem ao passado, com mais uma edição da “Arte da Guerra Medieval” no Castelo dos Mouros, subordinada ao tema “Do al-Ândalus à Reconquista”.

Das 10h00 às 18h00, os visitantes poderão fazer uma viagem ao século XII, época de muitos acontecimentos históricos em Sintra. Esta recriação histórica incluirá demonstrações do uso de armas de combate corpo a corpo e de operações de cerco. No final de cada apresentação, o público poderá manusear o equipamento utilizado, sob supervisão qualificada.

Imagem | Susana Morais

No dia 17 de junho, sábado, a partir das 10h00, na Quintinha de Monserrate, é tempo de saber tudo sobre “O Mundo das Abelhas e outros Insetos Polinizadores”.

Nesta iniciativa, recomendada para famílias com crianças a partir dos 8 anos, será possível descobrir o papel fulcral que as abelhas desempenham na reprodução das plantas, na sustentabilidade das florestas e do planeta Terra e, consequentemente, na vida humana. No final da atividade haverá uma prova de mel.

Imagem | Emigus

Já no domingo, dia 18 de junho, a partir das 10h30, é dia de “Concerto para bebés” no Palácio de Monserrate. Com trechos de música clássica, arranjados especialmente para bebés, este concerto convida a viver a aventura imaginária de um “Um dia Na Floresta”, através de histórias cantadas e de personagens como o cuco que assobia, a formiga corredora, o lagarto pintado, ou a fada desaparecida.

Durante este mês é ainda possível fazer passeios de charrete pelo Parque da Pena, de quinta-feira a domingo, das 13h00 às 16h30. Os adultos pagam 3,5 euros (além do bilhete de entrada no Parque da Pena, de 7,5 euros). As entradas dos mais jovens (dos 4 aos 17 anos) custam 2 euros (mais o bilhete do Parque da Pena, de 6,5 euros).