A Câmara de Sintra aprovou hoje um protocolo de colaboração com o Ministério da Educação para a realização de obras de beneficiação na Escola Básica Padre Alberto Neto, em Rio de Mouro, que passará a dispor de refeitório.

O protocolo, que será assinado na quarta-feira, prevê um investimento de 525 mil euros, dos quais 350 mil serão assumidos pelo Ministério da Educação.

O município de Sintra suportará o restante investimento, até ao montante máximo de 175 mil euros, “para recuperar o pavilhão desportivo e a construção do refeitório escolar”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta.

“A escola Padre Alberto Neto é um dos problemas graves que temos no nosso concelho, porque precisa de obras profundas de remodelação e obras que estão avaliadas em seis milhões de euros”, afirmou o autarca, à margem da reunião de câmara em que foi aprovada, por unanimidade, a proposta de protocolo.

O presidente da autarquia notou que o município não pode fazer a totalidade das obras, mas considerou que “entre não fazer a recuperação toda e não fazer nada há um meio-termo”, que se traduz no protocolo que assinará com a secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

A Lusa adianta ainda que a intervenção no estabelecimento do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, além da recuperação do pavilhão desportivo e dos balneários, incluirá a substituição do bar atual por um refeitório dotado de cozinha, para servir os 930 alunos, repartidos por 40 turmas, informou a autarquia.

 

Fotografia: Arquivo (DR CMS)