Pirilampo Mágico comemora 30 anos e veste-se de duas cores

    De 4 e 31 de maio - campanha Pirilampo Mágico

    Pirilampo Mágico, 2017

    O Pirilampo Mágico, criado para apoiar pessoas com deficiência intelectual e multideficiência, vai ser apresentado hoje, altura em que será revelada a sua cor, que este ano serão duas para assinalar o seu 30.º aniversário.

    A nova edição da campanha Pirilampo Mágico, que vai ser esta quarta-feira apresentada em Lisboa, espera vender, entre 4 e 31 de maio, 700 mil mascotes, além dos já tradicionais pin, t-shirt, canecas, chávenas e sacos de pano.

    “Para este ano escolhemos o lema ‘Queremos voar’, aplicado às pessoas com deficiência intelectual e multideficiência”, avançou à agência Lusa Rogério Cação, vice-presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), promotora da iniciativa.

    Para as pessoas com deficiência, voar “significa atingir a sua autonomia, significa poder decidir, significa poder conhecer novas pessoas, novas paragens, atingir novos conhecimentos, ter novas oportunidades e ir mais longe”, disse Rogério Cação.

    A campanha deste ano terá “um pirilampo trintão, mas com a mesma vitalidade que tinha no ano em que foi lançado, em 1987”, a “espalhar a mesma mensagem de solidariedade”, de “defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, sublinhou.

    A cor do boneco ainda está no “segredo dos deuses”, mas Rogério Cação revelou que vai ter duas cores. A campanha deste ano ficará também marcada pelo lançamento do livro ‘Voar com o pirilampo mágico’, que está integrado no Plano Nacional de Leitura.

    As receitas das vendas revertem a favor de mais de 80 entidades que apoiam um universo de mais de 30 mil pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.

    Fazendo um balanço dos 30 anos da iniciativa, o vice-presidente da Fenacerci disse que o sucesso da campanha se deve ao reconhecimento dos portugueses pela causa apoiada.

    “Uma campanha que já leva três décadas de existência quer dizer duas coisas em sentidos contrários: primeiro é que as necessidades que a determinaram se mantêm” e, segundo, “é que a campanha calou bem fundo naquilo que é o sentido dos portugueses”, que “continuam a acreditar que esta iniciativa vale a pena e daí a sua longevidade”.

    A iniciativa é apadrinhada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e associa-se ao Ano Europeu do Turismo Acessível.

    A campanha surgiu em 1986 por iniciativa do então diretor de programas da RDP-Antena 1 que, depois de ouvir um programa na rádio sobre os problemas das pessoas com deficiência mental, propôs à federação a realização de uma campanha de angariação de fundos a favor das cooperativas de solidariedade social (CERCI’s), que teve início, pela primeira vez, um ano depois.

    Três décadas depois, a campanha mantém os mesmos objetivos: angariar recursos para organizações que trabalham com pessoas com deficiência intelectual e multideficiência e dar a conhecer a realidade destas pessoas, as suas dificuldades e expectativas no sentido de promover a sua inclusão na sociedade.

    Desde a primeira campanha, foram vendidos mais de 20 milhões de bonecos e mais de dois milhões de ‘pins’, segundo dados da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social.

    O número de instituições beneficiadas passou de 38 na primeira campanha para mais de 80 atualmente.

    Lusa