Assembleia da União de Freguesias de Sintra “exige suspensão” de abate de árvores

União de Freguesias de Sintra "exige imediata suspensão" no abate de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais (PNSC)

Foto | André Beja

A Assembleia da União de Freguesias de Sintra aprovou por unanimidade uma moção proposta pelo Bloco de Esquerda (BE) onde manifesta a sua preocupação o corte de árvores no Parque Natural de Sintra Cascais anunciado recentemente pelo ICNF, “exigindo a imediata suspensão da intervenção”.

Numa nota informativa enviada ao SINTRA NOTÍCIAS, a Assembleia da União de Freguesias de Sintra, “defende que, no imediato, deverão apenas ser cortadas as árvores mortas e aquelas que representam perigo iminente para bens humanos e materiais. Todas as outras deverão ser poupadas e a decisão de corte sujeitas a uma análise que envolva não só o ICNF como também as autarquias e os cidadãos e cidadãs”.

Aquele órgão autárquico, manifestou ainda o seu “desagrado com a falta de diálogo que todo este processo evidencia e saúdam os esforços e iniciativas da sociedade civil no sentido de protecção das árvores e de participação na redefinição da intervenção”.

Recorde-se, o grupo parlamentar do BE solicitou recentemente ao Governo mais esclarecimentos sobre o tema, nomeadamente a lista das árvores marcadas, com referência à espécie e localização, e uma definição mais clara sobre os critérios do cadernos de encargos desta intervenção.