A partir de hoje, há mais um motivo para visitar o Parque de Monserrate. Integrada na natureza envolvente, a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas e botânicas, “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY), já está patente ao público, até dia 9 de outubro.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Parque de Monserrate volta a acolher ao ar livre 39 imagens premiadas nas categorias “Wildflower Landscapes” (Paisagens Silvestres), “Beautiful Gardens” (Jardins Belos), “The Beauty of Plants” (A Beleza das Plantas), “Bountiful Earth” (Terra Generosa), “Trees, Woods and Forests” (Árvores, Bosques e Florestas), “Breathing Spaces” (Espaços para Respirar) “Macro Art” (Arte Macro), “Wildlife in the Garden” (Vida Selvagem no Jardim), “Greening in the City” (O Verde na Cidade) e da categoria especial “Parques de Sintra”.

As fotografias são apresentadas num painel com um formato de 1×1 metro, em suportes de madeira de acácia, de árvores que caíram na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou para este efeito.

Entre as fotografias expostas, está a do vencedor geral da competição, Lee Acaster, que se inspirou no cenário do Parque Nacional de Snowdonia, no País de Gales, para ganhar a categoria “Árvores, Bosques e Florestas”, com a imagem “Left”.

Dina Vieira

Exposição de fotografia de Dina Vieira

Também as fotografias da portuguesa Dina Vieira estão entre as 39 expostas em Monserrate. Um 2.º lugar e uma Menção Elogiosa na categoria “O Verde na Cidade”, com as imagens “Roof Garden” e “Under The Bridge”, respetivamente.

Mark Zylinski venceu na categoria “Parques de Sintra”

Este ano, a Parques de Sintra voltou a ser parceira do evento com uma categoria especial, cujas fotografias devem evidenciar ter sido captadas num dos polos tutelados pela empresa. Mark Zylinski foi o grande vencedor desta categoria, com a fotografia “Running Free”, que retrata crianças a correr no Parque de Monserrate.

Além do prémio monetário de 350 €, Mark Zylinski recebe ainda um bilhete anual “Amigos dos Parques de Sintra” (válido para todos os polos geridos pela Parques de Sintra, sem limite de entradas), e a sua fotografia será reproduzida no catálogo da exposição “IGPOTY 10″.

Inscrições abertas

As inscrições para a 11.ª edição já estão abertas em www.igpoty.com. O concurso é aberto a fotógrafos profissionais mas também a amadores, e anualmente a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo.

A competição IGPOTY foi criada em 2007 por cinco membros da “Garden Photographers’ Association” do Reino Unido, e tornou-se internacional em 2008, ano da primeira exposição nos “Royal Botanic Gardens”, em Kew.