A Polícia Judiciária deteve hoje três suspeitos de um assalto a uma carrinha de valores em Sintra que resultou na morte de um homem, em fevereiro de 2016, disse à Lusa fonte policial.

Segundo a fonte da PJ, outros três suspeitos deste assalto estavam já detidos, dois dos quais à ordem de outro inquérito. Todas as detenções ocorreram na Grande Lisboa.

Em comunicado, a Unidade Nacional Contra Terrorismo (UNCT) da PJ refere que “identificou e deteve mais três dos presumíveis integrantes de uma associação criminosa, à qual se imputa a autoria de um crime de homicídio” e de “um crime de roubo qualificado a funcionário de empresa de segurança”, que integrava a tripulação de uma carrinha de transporte de valores assaltada em 28 de fevereiro de 2016, em Lourel (Sintra).

Após consumarem o assalto, os suspeitos fugiram na direção da Autoestrada 16 (A16), mas a viatura em que seguiam despistou-se, levando a que tenham, “com a utilização de armas de fogo, procurado roubar outras viaturas para continuarem a fuga”.

“No desenvolvimento desta ação balearam um condutor que circulava com a família na A16, provocando quase de imediato a sua morte”, adiantou a nota policial.

Entre os suspeitos que já estavam detidos, um tinha sido capturado ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

As autoridades consideram que, com a detenção de mais estes três suspeitos, foi desmantelado um grupo que terá cometido “outros crimes de roubo a carrinhas de transporte de valores”.

“Os elementos integrantes desta associação criminosa são detentores de antecedentes criminais, tendo alguns deles já cumprido longas penas de prisão pelo cometimento de crimes violentos”, acrescenta a PJ.

Os suspeitos estão indiciados pelos crimes de associação criminosa, homicídio qualificado, roubo qualificado a carrinha de transporte de valores, falsificação de documentos e detenção de arma proibida.

A vítima mortal na sequência do assalto à carrinha de valores junto ao supermercado do Lourel foi atingida quando conduzia a sua viatura perto das portagens de Algueirão-Mem Martins da A16.

Fonte oficial do Hospital São Francisco Xavier disse na altura à Lusa que a vítima “já deu entrada sem vida” na unidade hospitalar, apesar das tentativas de reanimação executadas pelos elementos da viatura médica de emergência e reanimação que efetuou o seu transporte.

O troço da A16 entre as portagens do Linhó e Algueirão esteve cortado ao trânsito, nos dois sentidos, para permitir diligências de investigação.

Lusa