Quase 120 autarquias candidatam-se a apoios para veículos elétricos

Programa do Fundo Ambiental prevê um investimento de 20 milhões de euros

Veículos elétricos

Mais de um terço das autarquias apresentou candidaturas aos apoios do Governo para substituição de veículos de serviços urbanos ambientais por veículos elétricos, anunciou o Ministério do Ambiente.

Segundo o comunicado hoje divulgado, para este programa do Fundo Ambiental está previsto um investimento de 20 milhões de euros para as 119 candidaturas apresentadas.

Estas candidaturas correspondem a 361 veículos elétricos, 245 para apoio a serviços ambientais, designadamente limpeza urbana e de jardins, e 116 são “varredouras/aspiradoras/lavadouras”.

Também está previsto a instalação de 150 postos de carregamento.

Segundo a mesma fonte, quanto ao montante de investimento, “a candidatura de maior expressão, 820 mil euros, é relativa à Câmara Municipal do Porto, seguindo-se o Município de Viseu, com 495 mil euros, e o Município de Ponte de Sor, [Portalegre] com 409 mil euros”.

Os municípios apresentaram a maior fatia de candidaturas (83), seguindo-se as juntas de freguesia (20) e as empresas municipais, serviços municipalizados e associações de municípios (16).

“No âmbito desta medida do Fundo Ambiental serão retirados do território nacional 339 veículos a combustão”, segundo o mesmo comunicado.