Unir Mafra a Sintra a caminhar ou a correr

Dia 26 de março, "Trail dos Palácios" liga Mafra a Sintra

O “Trail dos Palácios” é um dos expoentes máximos do desporto e cultura. Assim, no dia 26 de março, com uma extensão de 27 quilómetros, a proposta correr ou caminhar, entre o Palácio Nacional de Mafra ao Palácio Nacional de Sintra, dois dos monumentos mais emblemáticos, de Portugal.

Os 27 194 metros são distância única e podem ser disputados em corrida ou caminhada, mas têm o tempo máximo de realização de 6 horas.

O evento começa no Convento de Mafra (Palácio Nacional), passando por Vila Velha, Valverde, Carvalhal, Odrinhas, entrando no Parque Natural de Sintra-Cascais por S. João das Lampas, Janas e Nafarros, terminando em frente do Palácio de Sintra.

O percurso é feito por trilhos antigos, incluindo estradas de origem romana (80 por cento do caminho de terra batida e 20 por cento em alcatrão).

Este é um bom “trail” para iniciantes, pois pode ser feito a caminhar. A organização assegura cinco abastecimentos líquidos e sólidos, mas os participantes têm de utilizar equipamento adequado para o “trail”, sendo apenas obrigatório o telemóvel carregado e um recipiente para líquidos.

A participação neste evento permite tomar conhecimentos interessantes dos dois monumentos. Pode ficar a saber que o Palácio Nacional de Mafra (conhecido também por Convento de Mafra) tem 1200 divisões, mais de 4700 portas e janelas e 156 escadarias. Que os dois carrilhões com 92 sinos, constituem o maior conjunto histórico do Mundo.

Mais conhecido, o Palácio Nacional de Sintra é de todos os monumentos erigidos ao longo da Idade Média o único que chegou aos nossos dias praticamente intacto. O palácio é único pelo seu valor histórico, arquitetónico e artístico.

As inscrições para a caminhada custam nesta fase 14 euros e para a corrida 16 euros. Há descontos para grupos. Uma oportunidade a não perder para uma manhã desportiva e com muita cultura à mistura.