Compreender o papel dos cultos populares na cultura portuguesa

A religiosidade popular, tema da conferência

Aquela que constitui uma das principais manifestações da cultura e do património imaterial português – a religiosidade popular – foi tema da conferência que reuniu reputados oradores e público em geral, na Casa de Cultura D. Pedro V, em Mafra.

O evento, organizado pela Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI), com o apoio da Câmara de Mafra (CMM), contou com a participação de seis especialistas da matéria, que se debruçaram sobre algumas das intrínsecas facetas da religiosidade popular, nomeadamente loas, fogaças, ex-votos, música e repertórios musicais.

Com esta conferência, pretendeu-se destacar a diversidade e a complementaridade de ações que formam estas tradicionais e cíclicas práticas populares, contribuindo assim para uma visão mais clara da religiosidade popular no nosso país.

Após a intervenção de boas-vindas pela Vereadora da Cultura da CMM, Dra. Célia Batalha Fernandes, os trabalhos foram iniciados pelo Prof. Doutor Luís Marques, representante do PCI, ao que se seguiram as comunicações dos intervenientes, o Prof. Doutor Moisés Espírito Santo, a Dra. Lucília-José Justino, o Dr. Vasco Valadares Teixeira, o Dr. Manuel J. Gandra e a Prof. Doutora Maria do Rosário Pestana.

Após as comunicações foram prestados esclarecimentos às questões formuladas pela audiência.