O processo negocial para a coligação liderada pelo PSD em Sintra nas próximas eleições autárquicas ganhou um novo protagonista. José Ribeiro e Castro é o nome apontado para liderar a lista à Assembleia Municipal e desta forma resolver o “problema” político que a participação de António Capucho está a causar.

O Expresso adianta na sua edição deste sábado que José Ribeiro e Castro deverá ser o candidato do CDS à Assembleia Municipal de Sintra na lista conjunta com o PSD, embora as negociações ainda não estejam fechadas.

O SINTRA NOTÍCIAS apurou que o nome surge após a distrital do PSD ter assumido a liderança do processo de escolha da candidatura liderada por Marco Almeida. Miguel Pinto Luz, do PSD, e João Pedro Pereira, do CDS, estão empenhado em garantir que a coligação aconteça em Sintra entre os dois partidos.

“António Capucho é neste momento um problema claro para o PSD e o Ribeiro e Castro, que já foi presidente da Assembleia Municipal de Sintra, pode resolver esse problema e voltar aproximar PSD e CDS em Sintra”, revela fonte próxima do processo ao SINTRA NOTÍCIAS.

O Expresso revelava a semana passada que Pedro Passos Coelho e Marco Almeida estão reconciliados depois do atual vereador sintrense ter apresentado uma candidatura contra o PSD nas últimas eleições. No entanto Passos teria feito uma intervenção na Comissão Política Nacional que deixou os presentes gelados: explicou que não esquece o que se passou, num registo de “quem não se sente não é boa gente”, jurou que não fará campanha ao lado de Capucho e lembrou que, vivendo em Massamá, é eleitor de Sintra – a tal frase que alguns interpretaram como a insinuação de que poderia não votar na lista do PSD. Passos considera que não lhe compete vetar nomes das listas (estatutariamente, a direção nacional só valida ou chumba candidatos à presidência da câmara), mas ficou clara a divergência neste caso com Miguel Pinto Luz, da distrital, e com o coordenador autárquico, Carlos Carreiras.

A estrutura local do CDS já tinha rejeitado a proposta de coligação com PSD em Sintra para as eleições autárquicas deste ano numa reunião de militantes a semana passada. Presente na reunião esteve o presidente da distrital de Lisboa do CDS-PP, João Pedro Pereira, que perante a rejeição da coligação se comprometeu a levar a questão à direção nacional.

De mandatário a candidato à Assembleia Municipal

O jornal Público adiantava a 21 de janeiro que Ribeiro e Castro teria sido convidado para ser o mandatário da candidatura em Sintra dos sociais democratas. O militante do CDS argumentava que ainda era cedo, mas não deixa qualquer dúvida em relação ao apoio a Marco Almeida que considerava ser “uma espécie de Rui Moreira de Sintra”. “Surpreendia-me muito que o CDS não viesse a apoiar. Estou certo de que o CDS fará parte dessa onda, resgatando o erro do passado”, afirmava na altura.