Nelson Évora conquista primeiro título nacional pelo Sporting

Campeonato Nacional de Pista Coberta

Foto | Lusa

Nelson Évora conquistou hoje o seu primeiro título com camisola do Sporting, ao vencer o triplo salto nos campeonatos nacionais em pista coberta, em Pombal.

No triplo salto, Nelson Évora voltou a conquistar o campeonato nacional de pista coberta, com a marca de 16,55 metros, arrecadando o primeiro título desde que representa o Sporting, feito que lhe permite acreditar que pode revalidar o título que conquistou nos Europeus.

O antigo atleta do Benfica mostrou-se orgulhoso de representar o Sporting pela primeira vez, “depois de tantos meses a treinar”.

Em declarações aos jornalistas, Nelson Évora afirmou que para os Europeus de pista coberta, que se realizam em março, em Belgrado, quer “defender o título” que ganhou há dois anos.

“Estou a ter sensações espetaculares. Sinto-me leve, sinto-me rápido. Os saltos não estão a ser bem explorados, mas estou a compor o salto da melhor forma possível”, salientou o atleta, vincando que está satisfeito com o seu trabalho.

Nelson Évora afirmou que é possível “melhorar substancialmente” o seu registo, acreditando que “uma grande marca está para sair”.

Na final de triplo salto, Ricardo Jaquite, do Sporting de Braga, alcançou o segundo lugar, com 15,9 metros – marca alcançada na sua última tentativa – e, em terceiro lugar, ficou Carlos Veiga, do Sporting, com 15,52 metros.

O Campeonato de Portugal de pista coberta decorre até domingo em Pombal.

Sporting domina primeira jornada

Neste primeiro dia dos campeonatos nacionais, o Sporting destacou-se ao conquistar 10 títulos, com Carlos Nascimento a ser a grande surpresa, vencendo os 60 metros e qualificando-se para o Europeu.

Em Pombal, onde se disputaram oito finais femininas e seis masculinas, Carlos Nascimento venceu em 6,71 segundos, obtendo os mínimos para o Europeu de Belgrado, em março.

Nos 60 metros femininos, Lorene Bazolo confirmou o seu favoritismo e ganhou em 7,36 segundos.

Também no triplo salto, não houve surpresas, com Nelson Évora, que se estreou com a camisola do Sporting, a sagrar-se campeão, com a marca de 16,55 metros.

Nos 1.500 metros masculinos, Guilherme Pinto levou a melhor sobre o favorito Emanuel Rolim, do Benfica, numa última volta muito disputada, em que o atleta do Sporting cortou a meta com 12 centésimos de segundo de vantagem, em 3.51 minutos.

Guilherme Pinto ficou a oito segundos de atingir os mínimos para o Europeu.

No salto em altura, Anabela Neto dominou por completo em femininos, sem qualquer concorrência à altura, ultrapassando a sua melhor marca absoluta (1,83 metros) e batendo o recorde do campeonato de pista coberta, com o registo de 1,85 metros.

A atleta do Sporting ainda tentou os mínimos para o Europeu (1,89 metros), que lhe dariam também o recorde nacional, mas sem sucesso.

Leonor Tavares, do Sporting, com um único salto válido, venceu na vara, conquistando o seu sexto título em pista coberta, com 4,03 metros.

Por seu lado, João Vieira arrecadou o seu 17.º título de campeão nacional de 5.000 metros marcha (mais uma vitória do que Carlos Calado), com 19.54 minutos, batendo por quase 30 segundos o benfiquista Miguel Carvalho.

Ana Cabecinha, nos 3.000 metros marcha, alcançou a melhor marca do ano, ao vencer em 12.48 minutos.

Ao todo, o Sporting conquistou seis títulos em oito finais nos femininos e quatro finais em seis nos masculinos.

Nesta primeira jornada, o Benfica apenas arrecadou dois títulos, por Mauro Pereira, nos 400 metros, e Diogo Ferreira, na vara.

Campeões nacionais da primeira jornada

Masculinos

60 m – Carlos Nascimento (Sporting), 6,71 segundos.
400 m – Mauro Pereira (Benfica), 48,31 segundos.
1.500 m – Guilherme Pinto (Sporting), 3.51,23 minutos.
Vara – Diogo Ferreira (Benfica), 5,54 metros.
Triplo salto – Nelson Évora (Sporting), 16,55 metros.
5.000 m marcha – João Vieira (Sporting), 19.54,29 minutos.

Femininos

60 m – Lorene Bazolo (Sporting), 7,36 segundos.
400 m – Cátia Azevedo (Sporting), 54,91 segundos.
1.500 m – Amélia Vitorino (Sporting), 4.34,16 minutos.
Altura – Anabela Neto (Sporting), 1,85 metros.
Comprimento – Evelise Veiga (Juventude Vidigalense), 6,11 metros.
Vara – Leonor Tavares (Sporting), 4,03 metros.
Peso – Jessica Inchude (Sporting), 16,9 metros.
3.000 m marcha – Ana Cabecinha (Pechão) 12.48,33 minutos.

(com Lusa)