A Câmara Municipal de Sintra assegurou que a construção do novo “Hospital de Proximidade de Sintra” seja realizada na zona da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins com estava previsto, refere a autarquia em comunicado.

Os promotores da urbanização da Cavaleira concordaram, em definitivo, autorizar a mudança do uso dos terrenos de espaço verde para equipamento hospitalar.

Sobre o facto de terem solicitado a revogação de uma declaração semelhante assinada a 4 de janeiro, os promotores atribuem essa decisão à não ponderação de todas as variáveis envolvidas.

As propostas de desafetação do terreno e cedência ao Ministério da Saúde foram aprovadas esta terça-feira em reunião de Câmara por unanimidade e serão submetidas à Assembleia Municipal agendada para ‪13 de fevereiro.

Basílio Horta revelou na reunião de câmara que “a construção do Hospital de Proximidade de Sintra nunca esteve em causa naquele local”. “Tínhamos várias opções, mas perante a nova atitude dos promotores optamos pelo caminho mais mobilizador, envolvendo toda a comunidade”. O presidente da Câmara sublinha que “após décadas de esquecimento e abandono do concelho em matéria de saúde este é um projecto da maior importância para os munícipes e sobre o qual é exigível a todos o indispensável apoio”.

Basílio Horta considera que “agora estamos em condições de apresentar, num curto espaço de tempo, todas as valências do novo Hospital de Proximidade de Sintra. A mudança das características desta unidade hospitalar (inicialmente polo hospitalar) decorreu durante o processo negocial com o Ministério da Saúde. O grande número de valências e cuidados de saúde deste equipamento vai ao encontro das necessidades das populações do nosso concelho que urgentemente devem ser satisfeitas”, considera Basílio Horta.

O novo Hospital de Proximidade Sintra deverá custar cerca de 30 milhões de euros. A Câmara Municipal de Sintra cede o terreno com 59 mil e 500 metros quadrados e 6 milhões de euros para a sua construção.