Município disponibiliza espaços públicos de acesso gratuito à internet

Internet em Sintra com credenciação e assinatura com cartão do cidadão

Espaços públicos de internet, gratuitos

A Câmara de Sintra passou a disponibilizar nos seus espaços de internet de novos equipamentos que permitem a utilização das plataformas digitais com credenciação e assinatura com cartão do cidadão.

Basílio Horta sublinha que esta “nova solução instalada reflete a evolução tecnológica e visa dar resposta aos diferentes públicos”. O presidente da Câmara de Sintra lembra ainda que a autarquia “está consciente que nem todos os cidadãos possuem recursos tecnológicos adequados à utilização destas novas ferramentas”.

Espaços públicos gratuitos

A Câmara Municipal de Sintra disponibiliza ao cidadão uma rede de nove espaços públicos de acesso gratuito à internet na Biblioteca Municipal de Sintra e nos seus pólos do Cacém, Queluz e Mercês, Centros Lúdicos, Casa da Cultura Lívio de Morais em Mira Sintra e Casa da Juventude na Tapada das Mercês. Estes locais recebem cerca de 100 novos equipamentos.

“A partir de agora, os munícipes e as empresas têm ao seu dispor um canal em que podem fazer praticamente toda a ligação com a câmara”, sublinhou Basílio Horta. A gestão de processos no urbanismo é uma das vertentes disponíveis na plataforma Sintra Online, que possibilita tratar de assuntos relacionados com processos de licenciamento, através da internet. O presidente da Câmara considerou que “a desmaterialização do urbanismo e do licenciamento tem uma importância enorme”.

A Câmara de Sintra já tinha lançado em junho do ano passado o Sintra Online, uma nova plataforma da internet que a autarquia disponibiliza e que integra todos os serviços municipais, incluindo uma plataforma para gestão de processos na área do urbanismo.

Esta plataforma é um canal de entrada para os munícipes na qual poderão submeter todos os requerimentos existentes na Câmara, assim como consultar o estado dos mesmos.