A Câmara de Sintra vai reforçar a Polícia Municipal com mais 28 agentes, que iniciaram o estágio de formação na quarta-feira, duplicando o número de efetivos no concelho.

“Este reforço da polícia municipal corresponde a uma estratégia da Câmara Municipal para aumentar a segurança no concelho”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Basílio Horta. Segundo o presidente da autarquia no início do mandato a Polícia Municipal “tinha uma fraca capacidade operacional”, com apenas 28 elementos, que aumentaram para os atuais 32, e será reforçada a partir do final de julho com mais 28 elementos.

Os novos agentes assinaram na quarta-feira o contrato de trabalho em funções públicas, após seleção por concurso, e iniciaram um estágio que integra um plano de formação básica com componentes administrativa, cívica e profissional específica, a cargo da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) e da PSP.

Devido ao número de participantes, o município solicitou à DGAL que a componente teórica do curso se realizasse em Sintra, disponibilizando as instalações da Quinta da Ribafria e os meios físicos e humanos para a realização do curso.

A formação decorre desde 1 de fevereiro até 28 de julho de 2017, repartida por um ciclo de iniciação, a cargo da DGAL, e outro de especialização, com uma primeira fase pela entidade técnica de apoio às autarquias e uma segunda fase ministrada pela PSP.

“É um investimento grande no que diz respeito aos recursos humanos, mas também no equipamento desta força de segurança”, admitiu Basílio Horta.

O reforço dos efetivos da Polícia Municipal, além da componente de segurança, vai permitir aumentar a fiscalização, em articulação com outras forças e entidades, dos depósitos ilegais de entulhos e resíduos no concelho.