Praga de lagartas afeta infantário no Cacém

Jardim de infância tem recreio interdito

Há pelo menos dois dias que o espaço exterior do Jardim de Infância Cacém nº 1, em Sintra, está interdito aos alunos devido a uma praga de lagartas do pinheiro.

Segundo o Correio da Manhã, os encarregados de educação mostram-se preocupados com uma situação que dizem ser recorrente e a escola garante já ter pedido a intervenção da autarquia.

Ao Correio da Manhã, a coordenação do jardim de infância garantiu que “ainda não houve casos” de reações alérgicas entre as crianças, que têm visto o espaço do recreio ser-lhes limitado com fitas e tracejado de giz no chão. No recinto da escola há pelo menos três pinheiros de grande porte que já causaram problemas.

“Não é a primeira vez que isto acontece. No ano passado, a minha filha teve de ir para o hospital com uma reação alérgica e levou uma injeção de penicilina”, recorda ao CM Margarida Clara, de 35 anos, mãe de Beatriz, de seis anos. A menina ficou com “manchas no corpo e com a cara e a língua inchadas”, acrescenta a encarregada de educação, que lamenta “o desleixo” da autarquia e pede uma intervenção urgente. Também Esmeralda Henriques, 38 anos, diz estar “preocupada” com a situação, sobretudo por ter conhecimento das reações alérgicas que a praga provoca através da libertação de pelos urticantes que se espalham pelo ar.