Palavras Ditas organiza workshops e tertúlias no NewsMuseum na Vila de Sintra

Ciclo de debates, moderado por Nuno Azinheira, que nos anos 90 foi jornalista e editor da Rádio Ocidente

“Ler jornais ainda é saber mais?”, “O serviço público de televisão”, “Jornalismo Desportivo: a independência existe?”, ou “A Cultura chega à televisão?” são alguns dos temas previstos para um ciclo de debates mensais que vai decorrer no NewsMuseum, na Vila de Sintra, promovido pela Palavras Ditas, uma empresa certificada de formação profissional, dirigida pelo jornalista e professor Nuno Azinheira.

Este ciclo, denominado “Tertúlia no NewsMuseum, powered by Palavras Ditas”, é um espaço de debate entre dois convidados, moderado por Nuno Azinheira, que nos anos 90 foi jornalista e editor da Rádio Ocidente. Os programas de debate, que incluem uma hora de visita guiada ao Museu das Notícias, nas instalações do antigo Museu do Brinquedo, vão decorrer entre as 15h00-17h30 e têm um preço por pessoa de 20 euros.

Para além das tertúlias, a Palavras Ditas vai organizar ainda um ciclo de formações de curta duração de jornalismo e comunicação em horário pós-laboral. “Aprender no NewsMuseum, powered by Palavras Ditas” é uma série de workshops de 2 horas, que inclui ainda no programa uma visita guiada de uma hora ao Museu. “Os jornais estão a morrer?”, “Géneros Jornalísticos”, “O Rigor da Palavra”, “Digital: O Mundo está a Mudar”, “Blogues e Lifestyle”,  ou “Vídeo nas Redes Sociais” são alguns dos temas a tratar. Os eventos decorrerão em horário pós-laboral (19h00-22h00) e terão um preço único por pessoa de 25 euros.

Estas duas iniciativas serão lançadas no âmbito de uma parceria criada entre a Palavras Ditas e o NewsMuseum. O acordo entre as duas instituições foi selado num encontro entre o diretor geral da Palavras Ditas, Nuno Azinheira, e o mentor do NewsMuseum, Luís Paixão Martins, antigo consultor de comunicação, e presidente da associação Acta Diurna.

“Desde a sua abertura, em 2014, a Palavras Ditas estabeleceu-se como um importante pólo de formação na área comunicação, com profissionais altamente qualificados e com uma oferta abrangente e de qualidade, que temos procurado descentralizar e levar a uma crescente variedade de públicos, desde universidades, politécnicos e empresas. Esta parceria com um equipamento de excelência como é o NewsMuseum é mais um passo no sentido da afirmação da marca Palavras Ditas”, afirmou Nuno Azinheira.

Para Luís Paixão Martins, “o NewsMuseum e a Palavras Ditas são duas instituições diferentes, com opções distintas, mas com um objetivo comum: promover a literacia mediática e reforçar os conhecimentos sobre comunicação, informação e jornalismo”. “Tendo em conta a ambição da Palavras Ditas e as potencialidades educativas e expositoras do NewsMuseum, existe espaço para novas formas de ensinar e aprender Comunicação. É isso que vamos fazer neste ano de 2017”, acrescentou.

A empresa de formação, sediada em Lisboa e certificada pela DGERT, tem uma oferta abrangente com mais de 80 cursos e workshops na área do jornalismo e comunicação, imprensa, rádio, televisão, digital, publicidade, cultura e lazer. Entre os seus formadores conta com nomes bem conhecidos dos portugueses, como Teresa Guilherme, Ricardo Costa, Nuno Santos, David Dinis, Bento Rodrigues, Rita Marrafa de Carvalho, Nuno Eiró, Francisco Sena Santos, Maria Flor Pedroso, entre muitos outros.

“Os jornais estão a morrer?”, “Géneros Jornalísticos”, “O Rigor da Palavra”, “Digital: O Mundo está a Mudar”, “Blogues e Lifestyle”,  ou “Vídeo nas Redes Sociais” são alguns dos temas a tratar

O NewsMuseum foi inaugurado a 25 de abril do ano passado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e está e nomeado para Museu Europeu do Ano.

Jorge Tavares / Fotos de Gonçalo Borges Dias / LPM