Fernando Santos eleito seleccionador do ano pela IFFHS

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS)

Primeiro treinador a ser Campeão da Europa com a selecção de futebol de Portugal, o também português Fernando Santos foi, esta terça-feira, eleito pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como o melhor selecionador do mundo, em 2016.

Candidato igualmente ao título de Treinador do Ano da FIFA, Fernando Santos somou um total de 199 pontos, deixando a confortável distância o segundo classificado, o seu congénere da Islândia, Lars Lagerback, com apenas 71 pontos, e Joachim Low, seleccionador do Alemanha, com 62 pontos.

Em termos de clubes, a IFFHS coroou o treinador do Atlético Madrid, Diego Simeone, como o melhor técnico de 2016, atribuindo-lhe 133 pontos, contra 108 do rival do Real Madrid, Zinedine Zidane, e 86 pontos do italiano Claudio Ranieri, treinador do actual campeão inglês Leicester City.

De salientar que, desta linha, consta apenas um português, Leonardo Jardim, técnico do Mónaco, que, com apenas três pontos, ficou empatado com o francês Laurent Blanc, ambos no 12.º posto.