Marcelo Rebelo de Sousa inaugura sede da Banda dos Bombeiros de Colares

Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, comemora o seu 125.º aniversário

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e pelo presidente da Junta de Freguesia de Colares, Rui Santos, entre outras personalidades, inaugurou, hoje, às 12 horas, a Sede da Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, no concelho de Sintra.

Esta iniciativa, acontece numa altura em que a Banda, comemora o seu 125.º aniversário.

Refira-se que há muitos anos a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares, se deparava com problemas ao nível do seu espaço de funcionamento, já que as atuais instalações não reunem de boas condições, para o exercício da sua actividade.

[em atualização]

História

Segundo o “Roteiro de Colares 2005”, a Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares teve a sua origem em 1 de Novembro de 1891. Conservando ainda hoje a designação que a reporta à sua origem, no seio da Associação de Bombeiros, a verdade é que o percurso da Banda desde muito cedo seguiu caminhos independentes em relação à Colectividade mãe.

Para além da sua vocação musical, a Banda desenvolveu igualmente outras actividades como o Teatro, Particularmente nas décadas de 30, 40 e 50 e aulas de alfabetização para adultos nos anos 50.

Salienta-se a edição de um livro comemorativo, da Autoria de António Caruna uma medalha da autoria do escultor Espiga Pinto. Num almoço de confraternização foi possível juntar várias centenas de pessoas,muitas das quais já tinham de alguma forma passado pela Colectividade, seja como músicos, actores de teatro, directores ou outros elementos que tornam possível o dia-a-dia desta Associação.

Actualmente a Colectividade tem cerca de 400 Associados, a Banda tem cerca de 40 músicos e administra uma Escola de Música, com carácter gratuito, a todos destinada mas vocacionada especialmente para as crianças em idade escolar. Deste ensino musical gratuito usufruem algumas dezenas de alunos, que conferem esperança e garantia de um futuro risonho, a esta Colectividade centenária.

Em várias Bandas Militares existem músicos que iniciaram a sua actividade na Banda, o que enche a colectividade de satisfação, por contribuir para a oportunidade de fazerem a sua escolha profissional nesta arte que é a música.

A Banda dos Bombeiros Voluntários de Colares tem actuado de norte a sul do país, para onde é convidada pelas diversas Comissões de Festas, assim como quando solicitados pela Câmara Municipal de Sintra ao abrigo de um protocolo existente.

Neste momento, está a Banda a envidar esforços para conseguir Sede própria, com o objectivo de dar melhores condições à prática cultural, e proporcionar também um espaço de desenvolvimento à própria Vila de Colares.

Enriquecido por um passado, caldeado pelas muitas experiências vividas, em clima de euforia ou de algum desânimo, a Banda transporta consigo uma mensagem de esperança e de disponibilidade para cumprir os ideais que motivaram os fundadores, servindo a população.

In “Roteiro de Colares 2005”