A Parques de Sintra tem em curso um conjunto de intervenções no Palácio Nacional de Sintra, para implementação de nova loja e novas instalações sanitárias, contemplando a alteração do próprio circuito na sua parte final, bem como a revisão do plano de acessibilidades para visitantes com mobilidade condicionada.

As intervenções estão concentradas em torno do Pátio do Leão, um pátio medieval que data do século XV-XVI e que, com a alteração do circuito de visita, abre pela primeira vez à fruição do público. Por outro lado, esta alteração permitirá um acesso mais direto a outras zonas de elevado interesse, como o Jardim da Preta e as Hortas. A obra, que teve a sua primeira fase no verão de 2016, diferenciou o percurso de entrada e de saída dos visitantes, que até então era o mesmo, gerando grandes dificuldades durante a época alta.

O novo percurso de saída segue agora o eixo Sala dos Archeiros – Pátio Central – antiga Mantearia – Pátio do Leão – escadaria do Pátio do Leão – vestíbulo de acesso ao Terreiro e Jardim da Preta – Terreiro do Palácio.

Conservação e restauro

Ainda neste primeiro momento das intervenções, procedeu-se à conservação e restauro das zonas de passagem entre o Pátio Central e o Pátio do Leão, assim como a escadaria exterior entre o Pátio do Leão e o Jardim da Preta.

Foram igualmente revistas as instalações elétricas existentes, de forma a viabilizar a passagem do público pelas áreas do novo percurso. Foram ainda adquiridos equipamentos que permitirão a circulação de público com mobilidade condicionada pelo novo percurso de saída do Palácio, promovendo a inclusão e viabilizando o acesso deste público a um conjunto mais alargado de espaços do circuito museológico.

Segunda fase

Numa segunda fase, correspondente à obra que teve início a 5 de dezembro (com conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2017), irão ser criadas uma loja e instalações sanitárias na antiga Mantearia (onde, até ao início do século XX, eram guardadas as louças da mesa real).

Esta nova loja, instalada num conjunto de salas atualmente desocupadas, que serão integralmente restauradas, virá complementar a loja já existente junto à bilheteira. Esta fase envolve ainda a conservação e restauro, à vista do público, do Pátio do Leão e do sobrejacente Pátio da Diana – de acordo com o conceito promovido pela Parques de Sintra “Aberto para Obras”.

Com início previsto para o segundo semestre de 2017, a obra da terceira fase de implementação do projeto envolverá a recuperação da antiga residência devoluta junto ao Pátio do Leão.

Ao nível do Jardim da Preta, surgirão instalações de apoio à cafetaria e eventos programados nos Jardins do Palácio.