No seu primeiro ano de existência, a “Revolta das Embalagens by TOUCH”, um projeto de economia social levado a cabo pela Fundação AFID Diferença em parceria com a Tetra Pak e a empresa social Blindesign (antiga Touch), registou um balanço positivo, com a produção de cerca de 400 alcofas – cestos de compras – e a reutilização de cerca de 7 mil embalagens de cartão da Tetra Pak.

O projeto “Revolta das Embalagens by TOUCH” tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos de design eco-social através da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak, pelas mãos dos utentes e técnicos da Fundação AFID Diferença. As embalagens utilizadas são resultado de campanhas de recolha de embalagens junto da comunidade (clientes, familiares e colaboradores) dinamizadas pelos três parceiros envolvidos.

“Não há palavras que descrevam o nosso orgulho com este projeto. Ao fim deste primeiro ano, temos uma equipa de jovens utentes e técnicos extremamente comprometidos com a iniciativa. Não só estamos a trabalhar na inclusão de pessoas com deficiência na vida ativa, como também estamos a promover uma maior sustentabilidade ambiental. Apostamos na inovação e marcamos a diferença com este projeto e os resultados estão à vista”, afirma o Presidente da Fundação AFID, Dr. Domingos Rosa.

Através da produção e comercialização destes produtos, a Fundação tem vindo a desenvolver um modelo de negócio social sustentável. Simultaneamente, esta iniciativa tem procurado a inclusão de pessoas com deficiência na vida ativa, bem como da sustentabilidade ambiental, uma vez que tem vindo a promover a reutilização de embalagens de cartão para bebidas – para a produção de uma alcofa são necessárias 17 embalagens de 1 litro.

“A Revolta das Embalagens posiciona-se como um projeto de caráter social e ambiental, que promove a reutilização de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e auto-sustentável. A Tetra Pak orgulha-se do sucesso desta iniciativa e certamente irá trabalhar para dar continuidade e expandir o projeto”, refere Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

“Estamos muito satisfeitos com a aceitação que a iniciativa tem tido pelo público em geral. É reconhecida como uma ideia inovadora e que as pessoas louvam, enfatizando o facto de aliar a capacitação e a ocupação das pessoas com deficiência”, afirma Rita Melo, da Blindesign. “Acreditamos que este projeto tem todas as condições para continuar a crescer e estamos a trabalhar em novas ações”, completa Nuno Mesquita, da Blindesing.

A Oficina da Revolta das Embalagens by TOUCH situa-se em Alfragide, na Amadora, onde um técnico e cerca de 12 jovens se dedicam à confeção das alcofas, que podem ser adquiridas junto da Fundação AFID Diferença, em feiras e através do site do projeto: www.revolta-das-embalagens.com

Clique aqui para assistir ao vídeo do projeto.

Sintra Notícias com AFID