Celebrando a época natalícia, o Coro Leal da Câmara (CLC) do Conservatório de Música de Sintra convida o Coro dos Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música para um concerto, com entrada livre, no dia 10 de Dezembro (sábado), às 15h30, na Igreja de São Pedro de Sintra.

Refira-se que o Coro Leal da Câmara foi formado no ano lectivo de 1993/94 na Escola de Música Leal da Câmara, em Rio de Mouro, actual Conservatório de Música de Sintra. Com um trabalho regular e uma formação de jovens estudantes e antigos alunos do Conservatório, o Coro Leal da Câmara tem sido convidado a participar em diversos eventos e festivais nacionais e internacionais (Espanha, Hungria, Itália e Noruega).

Tem igualmente colaborado com várias formações como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Coro e Orquestra da Academia de Amadores de Música, Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, Coro Sinfónico Lisboa Cantat, entre outros. Em 2003 o grupo lançou um CD com repertório alusivo ao Natal.

Em Julho de 2014, o Coro Leal da Câmara foi o grande vencedor da 3ª edição da Competição Coral Internacional de Freamunde, que contou com a participação de 13 grupos oriundos da Polónia, Lituânia, Venezuela e Portugal. Obteve o 3.º lugar na competição folk, 2.º lugar na música sacra, tendo acabado por vencer na final o prémio Coro dos Coros. Também o maestro Humberto Castanheira conquistou o galardão de Maestro dos Maestros.

Coro do Pequenos Cantores da Academia de Amadores de Música
Iniciou a sua actividade em 1995, então sob a direcção da maestrina Paula Coimbra, com o objectivo de estimular a prática do canto coral entre os mais jovens, divulgar o rico repertório de música coral em língua portuguesa e incentivar os compositores portugueses a comporem para vozes infantis.
Em 1996, gravou um CD, editado pela própria Academia de Amadores de Música, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos. Participa regularmente em Audições de Alunos e nos Concertos realizadas pela AAM, ao mesmo tempo que é convidado por várias instituições a actuar, nomeadamente no Teatro Nacional de S. Carlos, Teatro de S. Luís, Assembleia da República, Procuradoria Geral da República, Presidência Portuguesa do Conselho Europeu (para a cerimónia da assinatura do Tratado de Lisboa em 2007) e, mais recentemente, no Palácio Foz (2010).
Participa ainda em eventos como o “Festcsant” em Girondella/Catalunha (1997), «5.º Festival, Internacional de Música Polifónica» da Festa dos Tabuleiros de Tomar (1999), «Porto 2001» para integrar o elenco de War Requiem de Britten, «Encontros de Coros Infantis-Juvenis» de Torres Novas, «Música no Palácio» do Palácio de Queluz. O Coro dos Pequenos Cantores da AAM tem como maestro titular Vítor Paiva, desde 2002 e como maestrina adjunta Maria João Sousa, desde 2005.