O secretário-geral comunista vai protagonizar uma intervenção de fundo logo na manhã de sexta-feira, primeiro de três dias do XX Congresso Nacional do PCP, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”.

Segundo o programa, o líder comunista, após a previsível recondução na noite de sábado, deverá encerrar os trabalhos no domingo, pelas 13h00, com mais um discurso, menos extenso do que o primeiro.

Sob o lema “PCP – com os trabalhadores e o povo, democracia e socialismo”, os cerca de 1.200 delegados da reunião magna vão começar por eleger os membros para a presidência do congresso, inicialmente ocupada pela Comissão Central de Controlo, aprovar a ordem de trabalhos e o horário, o secretariado, a comissão de verificação de mandatos, a comissão de redação para a proposta de resolução política e a comissão eleitoral.

O secretário-geral e os membros dos organismos executivos do Comité Central (Comissão Política e Secretariado Nacional), assumem, de início a Mesa da Presidência, que propõe a aprovação do regulamento.

No sábado, já depois da continuação das intervenções políticas de sexta-feira (15h00 – 20:00), previstas para entre as 9h30 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00, o pavilhão almadense fecha-se aos cerca de 2.000 militantes e convidados e perto de 200 profissionais dos órgãos da comunicação social, ficando reservada aos delegados.

Nessa altura, acontecerá a eleição, por voto secreto, dos novos membros do Comité Central, os quais vão depois definir o secretário-geral, os membros dos organismos executivos e da Comissão Central de Controlo.

O atual Comité Central propôs uma lista da qual constam todos os atuais elementos que integram a Comissão Política e o Secretariado Nacional, à exceção de Albano Nunes. Entre 146 nomes pré-designados, há 21 novos elementos – 13 homens e oito mulheres, com uma média de idade de 37 anos -, enquanto outros 29 membros deixaram de constar do rol do órgão dirigente alargado entre congressos.

Ainda segundo a organização, está prevista a presença de uma delegação do Partido Comunista Cubano, que deverá assinalar, em jeito de homenagem, o falecimento do antigo líder revolucionário e ex-chefe de Estado cubano, Fidel Castro.

Sintra Notícias com Lusa