A Câmara de Sintra já decidiu que o novo polo hospitalar vai ser construído, em terrenos municipais no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, no concelho de Sintra.

basiliohorta2Basílio Horta, presidente da autarquia anunciou, hoje em reunião de Câmara que o novo polo hospitalar de Sintra vai ficar instalado em terrenos municipais no bairro da Cavaleira, junto ao Itinerário Complementar (IC) 16, em detrimento de uma zona privada em frente ao tribunal, cujos terrenos não eram camarários.

SONY DSCO terreno, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, junto a um dos principais acessos a Sintra, possui uma área de 58.756 metros quadrados e o novo polo hospitalar deverá ser implantado em cerca de 30 mil metros quadrados, ficando assegurada a possibilidade de expansão futura das instalações, sublinhou Basílio Horta.

O presidente da Câmara de Sintra, adiantou que já estão em curso trabalhos de limpeza do terreno, para que o novo polo hospitalar, com 60 camas de cuidados continuados, possa avançar assim que ficarem definidos os termos da unidade, com os serviços tutelados pelo Ministério da Saúde.

SONY DSC SONY DSC

Grupo de trabalho para polo hospitalar

Refira-se que um grupo de trabalho criado pelo município e pelo Ministério da Saúde vai estabelecer o programa do novo polo hospitalar, em articulação com outros equipamentos existentes, com as valências de “serviço de urgência básica, consultas externas, unidade de cirurgia ambulatória, meios complementares de diagnóstico e terapêutica e uma unidade de cuidados continuados”.

Para Basílio Horta, o novo polo permitirá resolver os problemas crónicos das urgências do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), com um investimento estimado de 30 milhões de euros, dos quais seis milhões serão comparticipados pelo município em 2017.

Recorde-se que a autarquia contratualizou a construção de cinco novos centros de saúde (Almargem do Bispo, Algueirão-Mem Martins, Agualva, Queluz e Sintra), num investimento total de 6,9 milhões de euros, financiado em 4,2 milhões pelo Governo e em 2,7 milhões pelo município, assumindo ainda a totalidade da adaptação do imóvel para a unidade de Sintra.