Andreia Filipa Bernardo | Ir mais além numa autárquica

Andreia Filipa Bernardo | Presidente da JSD Concelhia de Sintra

Fazer política hoje, já não é fazer política de há 50 anos atrás. As preocupações são outras, as convicções mudaram, e o desinteresse da população na participação política instalou-se…

A solução poderia passar pela “antiga forma de fazer política”, empenharmo-nos em mudar o incorreto e o que não concordamos, para algo melhor. Mas nesta fase, estamos no estágio do conformismo. Nem falo da omissão e dos jogos de bastidores dos sindicatos e de algumas associações interventivas, que em vez de estarem preocupadas com o bem dos seus sindicalizados ou associados, estão reféns dos partidos de esquerda…pelo menos tem sido assim.

Desta forma, restam os jovens e os lutadores para fazer este trabalho. Não podemos deixar que outros decidam o nosso presente. Sim porque o futuro é o futuro e constrói-se no presente. Neste momento, o que estamos a debater, a decidir, é o “hoje”. Matéria para uma próxima oportunidade, em que terei de abordar este assunto em detalhe.

Mas falando das Autarquias e do seu papel enquanto agentes públicos, hoje é necessário “Novas Autarquias”. As preocupações de um cidadão não passam apenas por se a rua está limpa, se aquela calçada está completa ou se a estrada está toda alcatroada. É importante sim. Mas estas são as preocupações do passado, presente e futuro: nunca vão mudar. O que mudou são as novas preocupações, onde as Autárquicas têm de estar disponíveis a aceitá-las: a “nova” qualidade de vida.

Atualmente tem que existir um sentimento de pertença com a nossa terra, e orgulho em dizer “Sou de Sintra”. Não apenas por ser Patrimônio da UNESCO, mas sim por existir uma qualidade de vida e por ser um Concelho diferenciador. Um Concelho diferente onde temos as soluções (muitas delas tecnológicas) ao nosso dispor para as necessidades atuais. Necessidades que estão em constante mudança. É preciso aceder a um documento, e estamos sentados no Centro da Vila em Sintra, certo, existe wi-fi em locais públicos. Quero saber o que vai acontecer em Sintra a nível cultural, turístico ou noturno, existe uma App (aplicação móvel) para fazer uma pesquisa rápida. Recebo alertas no telemóvel quando estou perto de um local de interesse, que talvez muitos de nós nem sabíamos da existência do mesmo. É necessária a colocação de um QR code em todos os estabelecimento públicos com as informações do mesmo. Isto e muito mais. Temos de pensar grande, em atividades que façam a nossa população sentir vontade de deslocar-se até ao local. Fazer diferente. Fazer com que todos digam “Uau. Isto é completamente de doidos”, como referiu Paddy Cosgrave, criador e presidente executivo da Web Summit, na abertura oficial.

O Poder Local deixa de ser o “poder local”. Tudo neste momento é global: a economia, a política, o turismo, a educação, a política… Logo, este tem de ser pensado como parte de uma Era Global, onde nada é nosso e tudo é nosso. É deste modo que podemos perceber o que está a mudar e estarmos disponíveis para aceitar esta nova realidade fazendo uma gestão autárquica de forma moderna, diferente e aberta aos novos desafios. Uma nova governance. Esta nova dinâmica pede mais sinergias e trabalho de equipa entre as Câmaras Municipais e as Juntas, e entre estas e os agentes públicos e privados do concelho e do país. É necessário não ter medo de unir inovações, copiar as boas ideias e práticas em prol de um desenvolvimento mais consciente e eficaz. No final quem vai ganhar, somos todos. A nossa população. Quem nos elegeu. Quem decidiu que devíamos fazer mais e melhor pela nossa terra.

O segredo de como fazer uma melhor gestão autárquica nesta nova era, ainda não foi encontrado, mas existem ideias. Este é o segredo que está nas nossas mãos tentar desvendar – i.e. nos jovens, nos mais experientes mas com ideias jovens, ou mesmo nos mais experientes mas com um suporte de jovens (não tendo medo que o jovem roube o “seu lugar”). A mudança constante vive-se agora, e mais participação cívica e política advém desta nova proximidade.

Não é fácil. Mas ninguém disse que Ir mais além numa autárquica, era fácil.

Andreia Filipa Bernardo
Presidente da JSD Concelhia de Sintra