Sintra, no distrito de Lisboa, Lagoa, no Algarve, e Santa Cruz das Flores, nos Açores, são as três autarquias com melhor saúde financeira do país, avança a TSF, num ranking elaborado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
O ranking obedece a um conjunto de indicadores financeiros, que uma vez ponderados dão origem a uma tabela classificativa. Ou melhor, a três: os municípios concorrem num de três campeonatos, consoante a população.
Há um para os 24 concelhos considerados de grande dimensão, com populações acima de 100 mil habitantes. Nesta categoria, o concelho de Sintra ocupa a posição cimeira, logo seguido pelo Porto e por Vila Franca de Xira.
Lisboa está ausente do top 10
Outra categoria: os 99 municípios onde habitam um máximo de 100 mil pessoas. Neste caso, a tabela classificativa mostra a autarquia de Lagoa, no Algarve, em primeiro lugar, seguida de perto pela Marinha Grande (Leiria). O distrito de Faro consegue ainda o terceiro lugar do pódio, que é ocupado por Albufeira.
Por fim, há um campeonato para os 185 municípios que têm até 20 mil habitantes. Nesta liga dos mais pequenos, Santa Cruz das Flores, nos Açores, é o concelho mais bem classificado. Murtosa, no distrito de Aveiro, está em segundo lugar e e Castelo de Vide, em Portalegre, está em terceiro.
Ñotícia na TSF