As instalações da Herbex, abandonadas desde 2007, contêm mais de uma centena de bidões com produtos perigosos, avança o jornal Público. Município não sabe quem é o dono e vai mandar remover o material das instalações.

Mais de uma centena de bidões com vários produtos tóxicos, corrosivos e cancerígenos foram deixados, há cerca de nove anos interior de um fábrica do sector agro-químico, em Sintra. O sítio, em Manique de Cima, está completamente acessível, uma situação que representa “um perigo público”, admitiu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, que no início do ano tinha mandado vedar o local e vai agora ordenar a remoção dos resíduos.

Os produtos em causa encontram-se nas antigas instalações da Herbex e Logofit, entre Linhó e Manique de Cima, acessíveis a partir da rua. A denúncia foi feita pelo jornal Cascais 24. No local estão mais de uma centena de bidões que contêm produtos inflamáveis, tóxicos e corrosivos, alguns cancerígenos, como atestam os avisos toxicológicos visíveis no local. Existe ainda amoníaco, vários ácidos e metanol.

Notícia completa no Jornal Público